Oetinger (PEPW) – fé
PEPW
A fé é algo precioso, que torna o coração firme; ela vem através da estrutura da graça e pela discrição em relação aos alimentos. O coração é, por natureza, inconstante, alternando entre desejo e medo, consolo e desespero (Jeremias 17:9). Se alguém tem muitas revelações, visões e sonhos, seu coração ainda não está tão firmemente enraizado quanto pela fé. A fé é uma hipóstase, uma firmeza vinda da convicção (Hebreus 11).
A fé vem pelo ouvir, ou seja, pelo plantio externo de uma mente segura (Tiago 1:21). Deus certamente não eliminará a ordenação silogística da mente, mas lhe dará vida (Gálatas 3:21). Para a mente, a estrutura da graça é concedida no Evangelho (Romanos 4:21). A lógica não é uma estrutura, mas apenas uma lei… De certas formas, ela proporciona uma formação adequada dos pensamentos de maneira mecânica. Mas no Evangelho, cada pensamento verdadeiro deve não apenas ser formado, mas nascido.
O primeiro pensamento deve ser para um novo nascimento: Jesus é o Senhor (1 Coríntios 12:3), e quem nasce em Jesus e entra em sua hipóstase deve saber que Deus olha para suas muitas falhas e pecados de fraqueza, até que alcance a certeza por meio do ensino (Efésios 4:13). O início da fé, pelo qual Deus considera o homem como justo, é uma impressão forte pela qual o desejo e o prazer pelo Filho de Deus aumentam.
Por meio da fé, considera-se certo e verdadeiro (de modo que toda a vida decorre disso) a afirmação de que ninguém pode ajudar, que nada pode ajudar na corrupção profunda, exceto a formação da graça. Portanto, deve-se entregar-se imediatamente à graça com o desejo de ser conduzido a toda a verdade. O começo disso pode ser muito pequeno e simples (Atos 14:8)…
Atualmente, a fé foi trocada por conhecimento, por uma demonstração lógica, mas nesse processo frequentemente se erra, pois muitos consideram as afirmações como verdadeiras apenas como as proposições geométricas, acreditando que não precisam das Sagradas Escrituras, mas apenas da ciência humana. Esse pensamento é uma ilusão, pois tal ideia não tem raízes no fundamento da vida.
A fé é uma hipóstase interna e oculta; ainda que seja muito pequena, ela se moverá para toda a verdade pelo impulso interior do Espírito. Então, não se vive, fala, pensa ou age para si mesmo, mas apenas para o Senhor, tendo todos os outros conceitos em Cristo e em Deus—mesmo que nem sempre nos pensamentos, ainda assim no Espírito.
