fabre_dolivet:fabre-dolivet-tanner-genesis-x-a-potencia-agregativa-e-formativa
Fabre d’Olivet (Tanner) – Gênesis X - A potência agregativa e formativa
ATFO
- Eis agora quais foram as gerações características dos filhos de Noé, repouso da Natureza elementar: Shem, Cham e Jafé, e as produções emanadas deles depois da grande intumescência das águas.
- Ora, as produções emanadas de Jafé, a extensão absoluta, foram: a Cumulação elementar ou a força agregativa, a Elasticidade, a Divisibilidade, a Ductilidade gerativa, a Difusibilidade, a Perceptibilidade e a Modalidade ou a faculdade de aparecer sob uma forma determinada.
- E as produções emanadas da Cumulação elementar foram: o Fogo latente ou o calórico, a Raridade ou a causa da expansão e a Densidade ou a causa da corporização universal.
- E as produções emanadas da Ductilidade gerativa foram: a Força diluente e amassadora e o Princípio simpático das Repulsões e Afinidades naturais.
- É por meio dessas duas últimas faculdades, uma repulsiva, outra atrativa, que os centros de vontade foram diferenciados sobre a Terra, nos corpos organizados, tanto particulares quanto gerais, inteligíveis ou naturais.
- E as produções emanadas de Cham, a inclinação tenebrosa e quente, foram: a Força ígnea ou a combustão, as Faculdades subjugadoras e captivantes, a Mofeta ou o azoto e a Existência física e material.
- E as produções emanadas da Força ígnea foram: o Úmido radical, causa universal de toda sapiência, a Energia natural, o Movimento determinante ou a causa, o Trovão e o Movimento determinado ou o efeito. O Trovão gera por sua vez a Reintegração dos princípios e a afinidade eletiva ou Eletricidade.
- E a força ígnea deu também nascimento ao Princípio da Vontade desordenada, princípio de rebelião, de anarquia, de onipotência, tanto particular quanto geral, não obedecendo senão a seu próprio impulso: ele que fez violentos esforços para ser o dominador da Terra.
- Ele que, superbo adversário aos olhos de IHÔAH, deu lugar a este provérbio: Semelhante ao Princípio da vontade anárquica, superbo adversário aos olhos de IHÔAH.
- Ora, a origem de seu império foi no seio das Revoluções civis, a Vaidade, a Moleza ou o relaxamento dos costumes, o Isolamento ou o egoísmo e a Ambição ou o desejo de tudo possuir.
- Mas foi do seio dessas mesmas Revoluções civis que saiu o Princípio harmônico, o Princípio esclarecido do governo, a ordem, a felicidade resultante desse princípio; o qual estabeleceu o que concerne ao crescimento exterior, a Colonização, a educação da juventude; e o que concerne às Instituições interiores da Cidade; e o que concerne ao aperfeiçoamento das leis, o reagrupamento dos anciãos, o Senado:
- E o que concerne à Potência legislativa, ou as Rédeas do governo, colocada entre a força exterior e interior, a ação e a deliberação, a juventude e o Senado: Potência muito grande e baluarte da sociedade.
- Entretanto, as faculdades subjugadoras e captivantes, nascidas da Força ígnea, produziram a existência das propagações físicas, a dos Apesantamentos materiais, a das Exalações inflamadas e a das Cavernosidades.
- Produziram também o princípio das Fraturas infinitas e o das provas expiatórias, donde saíram os Rejeitados e os Convertidos.
- E a Existência física e material produziu o Adversário insidioso ou a Astúcia, seu primogênito, e o Abaixamento moral ou o aviltamento.
- Produziu também os Recalcamentos interiores, as Expressões exteriores e as Remaçaduras reiteradas:
- E deu nascimento às Vidas animais, às Paixões brutais, às Paixões odientas;
- Gerou enfim as Ardúrias do butim, a Sede do poder e a Avareza insaciável: em seguida, suas tribos foram dispersas.
- Eis os limites gerais atingidos pelas emanações da Existência física e material, desde o nascimento do Adversário insidioso: à força de convulsão intestina, chegaram ao afirmamento de seu império: à força de rodeios obscuros, intrigas, manobras ocultas, tirania, insensibilidade e guerras, tornaram-se o abismo das riquezas.
- Eis todos os filhos de Cham, o que é curvo, tenebroso, inclinado e quente; segundo suas tribos, suas línguas, suas regiões, suas organizações diversas.
- E eis quais foram os de Shem, a elevação brilhante, irmão mais velho de Jafé, a Extensão absoluta; ao qual foi concedido ser o pai de todas as produções ultra-terrestres.
- Ora, as produções emanadas de Shem foram, pois: a Duração infinita, ou a Eternidade; o Princípio do poder legal, e a ordem imutável, a harmonia, a beatitude que daí resulta; o Princípio mediador da Providência, a Propagação intelectual e a Universal Elementação.
- E as produções emanadas da Universal Elementação foram: a Substanciação, o Trabalho virtual, a Pressão abundante e a Recolha dos frutos espirituais.
- E o Princípio mediador da Providência deu nascimento à Emissão ativa: e a Emissão ativa ou a graça divina, produziu o que é Ultra-terrestre; isto é, o que passa além deste Mundo.
- Ora, foi concedido ao que é Ultra-terrestre gerar dois filhos. O primeiro recebeu o nome de Phaleg, isto é, a dialecção, a classificação; porque foi na época de seu aparecimento que a Terra foi dividida em diferentes classes; e o segundo foi chamado Jaktan, isto é, a Atenuação ou a redução em átomos espirituais.
- E a Redução em átomos espirituais deu existência à Mensuração probatória ou divina, à Emissão refletida, à Cisão operada pela morte, à Manifestação radiante e fraterna ou a Lua.
- Essa Atenuação espiritual produziu o Esplendor universal, o Fogo depurado e divino, a Rarefação etérea e sonora:
- Gerou a Orbe infinita, Pai da Plenitude, e a Reintegração ou Redenção.
- E, enfim, foi na origem do Fim Elementar, da Virtude provada e da Jubilação celeste.
- E tal foi o curso e o lugar da Reintegração e de seus produtos, desde a época da Recolha dos frutos espirituais, à força de trabalho de espírito, até o princípio gerador da Anterioridade dos Tempos.
- Eis todos os filhos de Shem, o que é direto, elevado, sublime e brilhante; segundo suas tribos, suas línguas, suas regiões, suas organizações diversas.
- Eis as tribos inteiras dos Filhos de Noé, repouso da Existência elementar, segundo suas gerações características e suas organizações constitucionais; e é por seu meio que as organizações particulares e gerais foram diversificadas sobre a Terra, depois da grande intumescência das águas.
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/fabre_dolivet/fabre-dolivet-tanner-genesis-x-a-potencia-agregativa-e-formativa.txt · Last modified: by 127.0.0.1
