fabre_dolivet:fabre-dolivet-tanner-genesis-iii-a-extracao
Fabre d’Olivet (Tanner) – Gênesis III - A extração
ATFO
- Entretanto, Nahash, o Atrator originário, a Cupidez, esse ardor interno, apetente, era a paixão arrastante da vida elementar, o princípio interior da Natureza, obra de IHÔAH. Ora, essa Paixão insidiosa disse a Aïsha, a faculdade volitiva de Adam: Por que vos recomendou ELE-os-Deuses que não vos alimentásseis de toda a substância da esfera orgânica?
- Aïsha, a faculdade volitiva, tendo considerado que de fato essa substância, mutuamente desejada pelo sentido do gosto e pelo da vista, parecia boa e a lisonjeava agradavelmente com a esperança de universalizar sua inteligência, destacou de seu fruto e dele se alimentou; e deu-o também intencionalmente a Aïsh, seu princípio intelectual, ao qual estava estreitamente unida; e ele dele se alimentou.
- E subitamente seus olhos se abriram igualmente; e conheceram que estavam desprovidos de virtude, de luz própria, estéreis, revelados em seu obscuro princípio. Fizeram então nascer acima de si uma elevação umbrátil, véu de tristeza mútua e de luto; e fizeram para si vestes passageiras.
- E ao Homem universal, Adam, disse em seguida: Pois que deste ouvidos à voz de tua faculdade volitiva e te alimentaste dessa substância da qual eu te havia expressamente recomendado que não te alimentasses de modo algum, maldito seja o elemento adâmico, homogêneo e semelhante a ti, relativamente a ti: com angústia serás forçado a alimentar dele todos os momentos de tua existência.
- E as produções cortantes, e as produções incultas e desordenadas, germinarão abundantemente para ti: alimentar-te-ás dos frutos ácidos e desordenados da Natureza elementar.
- Deles te alimentarás na agitação contínua de teu espírito, e até o momento de tua reintegração ao Elemento adâmico, homogêneo e semelhante a ti: pois, como foste tirado desse elemento, e dele és uma emanação espirituosa, assim, é a essa emanação espirituosa que deves ser reintegrado.
- IHÔAH, o Ser dos seres, isolou-o da esfera orgânica da sensibilidade temporal, para que elaborasse e servisse com cuidado esse Elemento adâmico, fora do qual fora tirado.
- Assim, afastou de seu posto esse Homem universal e fez residir, desde o princípio da anterioridade dos tempos até a esfera sensível e temporal, um ser coletivo chamado Cherubim, semelhante à potência multiplicadora universal, armado da chama incandescente da exterminação, turbilhonando sem cessar sobre si mesma, para guardar o caminho da substância elementar das Vidas.
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/fabre_dolivet/fabre-dolivet-tanner-genesis-iii-a-extracao.txt · Last modified: by 127.0.0.1
