evagrio:evagrio-nota-sobre-oracao-acep

Evágrio – Nota sobre Oração (ACEP)

ACEP

(1) Agora, se estiver aflito, ore – mas ore com medo e reverência, esforço, alerta, vigilância, particularmente por causa dos nossos inimigos invisíveis que são perversos nos seus hábitos e dados ao vício e que estão acostumados a abusar de nós neste momento. Quando nos veem de pé para orar, eles também se apressam a ficar perto de nós e sugerir à nossa mente coisas que é impróprio ponderar ou considerar na hora da oração. Desta forma, eles levam a nossa mente cativa e tornam a petição e a intercessão da nossa oração ociosas e sujas e sem valor.

(2) Esteja-se ansioso para alcançar a disciplina nesta breve extensão da nossa vida, uma vez que o hábito mantém o vigor da natureza. Faça-se do hábito orar frequentemente ao longo do dia, e ofereça-se hinos de louvor a Deus em vigílias à noite também; que a vossa língua nunca diga uma palavra antes de orar. Quando sair da porta da sua cela, faça o sinal da cruz na sua testa e confesse Deus dentro da sua mente. Tendo assim pego em armas, então de fato caminhe, selado pela cruz e com a confissão do seu coração. Quando voltar novamente à sua cela, faça muitas e frequentes ofertas ao seu Senhor.

Pelo mesmo motivo que um edifício estabelecido sobre uma fundação firmemente compactada não desmoronará rapidamente, mesmo que muitas tempestades o açoitem, também não seremos derrubados rapidamente se cingirmos a disciplina das nossas ações com oração constante todos os dias das nossas vidas. Vê-se soldados a pendurar nas suas casas os instrumentos de guerra – espadas e lanças, escudos e couraças – para revelar a sua ocupação; quanto a nós, Deus nos dá armas não feitas de ouro e prata, bronze e ferro, mas sim de boa vontade e fé firme. Então pendure estas armas nas paredes da sua cela e na sua cama e na sua mesa. E quando se estiver a preparar para partir o pão e beber o copo, não se coma nem beba a menos que se tenha primeiro selado-os e feito o sinal da cruz sobre eles. Se se fizer isto com fé, nenhum mal do Diabo o atingirá.

(3) Quer se esteja de pé, inclinado ou ajoelhado a orar, levante-se com entusiasmo a sua mente a Deus para que se possa alcançar a sua verdadeira cidade. Lute-se com os seus pensamentos para que se possa orar com os seus cuidados em repouso. Esta é a grande luta: desviar o seu olhar destas coisas terrenas e de todo golpe. Quando se esforça para orar nas suas petições, o pensamento da fornicação o incomoda; se se luta contra ele, o desejo de dinheiro ou o pensamento da ira se apressa sobre vós; e quando se faz a paz, se brilhará com raiva por dentro – e enquanto se está cansado, os poderes do Maligno o assediam ainda mais.

Portanto, meu filho, não se deve ser negligente. Em vez disso, endureça-se a alma para a batalha contra os males e implore-se a Deus que ele lhe conceda a vitória. Pois não se pode ser vitorioso por si mesmo, uma vez que a luta contra os maus pensamentos é muito difícil para si sozinho. Portanto, é essencial para nós invocar Deus e perseverar na oração, vendo que é ele sozinho quem é capaz de acalmar a nossa mente.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/evagrio/evagrio-nota-sobre-oracao-acep.txt · Last modified: by 127.0.0.1