Cassiano Conferencias II-24
CASSIANO — CONFERÊNCIAS
SEGUNDA CONFERÊNCIA DO ABADE MOISÉS — DA DISCRIÇÃO
XXIV. O labor causado por essa refeição igual e a gula do irmão Benjamim.
E a prova de que isto não se pratica sem labor é que os monges que ignoram a perfeição da discrição preferem protelar por dois dias seu jejum e reservar para amanhã o que deveriam comer hoje, contanto que, chegada à refeição, se saciem à vontade.
É o que, de modo obstinado, fez há pouco o vosso compatriota Benjamim, como sabeis. Para não manter uma parcimônia continua nem uma penitência sempre igual, com os dois pães cotidianos, ele preferiu jejuar dois dias seguidos, desde que, vindo a refeição, satisfizesse a sua gula com uma duplicada ração. Comendo, então, quatro “paxamatia”, ele dava largas à sua desejada saciedade, ao mesmo tempo que preparava com o jejum de dois dias a plena satisfação do seu ventre.
Preferindo, em sua obstinação e capricho, as decisões da sua própria mente aos ensinamentos dos maiores, qual foi o fim que teve a sua vocação, vós bem vos lembrais. Abandonou o deserto e voltou a fútil filosofia do mundo e à vaidade do século. Pelo exemplo da sua queda , confirma-se aquela sentença dos antigos. Sua ruína esta a ensinar a todos que ninguém, confiando em suas próprias concepções e julgamento, pode jamais chegar ao cume da perfeição, e, ainda, que deste modo é impossível não cair nas ilusões do demônio.
