User Tools

Site Tools


boosco_deleitoso:boosco-deleitoso-i-ix

Boosco Deleitoso I-IX

BOOSCO DELEITOSO — PARTE I — CAPÍTULO IX

78. Estando eu, mesquinho pecador, ante a mui fermosa dona, ouvindo as suas confortadoras palavras e o meu guiador comigo, que me ajudava e consolava da sua parte, estando aí a mui graciosa donzela vestida em panos verdes, com cruzes de ouro, de que suso falei, eis que vem a mui espantosa dona, com mui forte semblante contra mim e foi-se logo ajuntar com a graciosa donzela, e logo a fermosa dona se levantou da sua cadeira e chegou-se a elas e fê-las assentar em senhas cadeiras mui fermosas e ricamente lavradas com ouro e com outras desvairadas cores.

79. Uma das cadeiras era de marfim, em que se ia a graciosa donzela; e a outra era de uma pedra mui alva e mui esplandescente; e a mui fermosa dona estava em sua cadeira de prata, segundo suso dito hei, e o meu guiador me fez ficar de joelhos em terra ante aquelas altas e nobres senhoras; e ele estava sempre levantado da terra.

80. E começou de falar a elas nesta guisa:

— Amigas, bem sabeis como Nosso Senhor me há encomendado este homem, que o haja de guiar e procurar em todo seu bem e afastar todo seu mal, quanto em mim for; e porém o apresento ante a vossa honrada presença para poder cobrar consolação e saúde e remédio de seus males, que são muitos. Que ele é mui apressado e chagado de muitas chagas, novas e velhas, dos seus pecados, que nunca foram ligadas nem curadas, em tal guisa que, desde a sola do pé até a cabeça, não há nele saúde de dentro nem de fora; e ele é preso e ligado com mui sutis laços e com mui fortes prisões dos seus mui maus costumes, que muito usou, e dos negócios do mundo e das coisas terreais e das más coisas e desordenadas.

81. E não tão somente tem adobas nos pés, em guisa que se não pode mudar do mau estado da sua vida, mas ainda tem colares fortes de ferro na garganta, em guisa que se não pode confessar como deve nem dar louvores a Deus quais cumpre, nem orar devotamente; e tem algemas nas mãos, que não pode fazer obras de piedade e de penitência. O seu coração é mais duro que a pedra diamante, em guisa que não há nele contrição nem compunção.

82. Que vos direi mais? Todo este mesquinho de dentro e de fora é seco e sem proveito, todo é comprido de amargura de muitas maneiras e de dores; a sua consciência é cheia de espinhas e de vermes, que nunca ficam de a roer.

E porque este pecador é posto em tanta amargura e está em ponto de se perder de todo — que, se a morte arrebatar em tal estado, forçado é de ser condenado para sempre, — porém, amigas, o trouxe à vossa mercê, que sois donas de grande valor e de grande poder e saber, que lhe hajais remédio qual cumpre para ele.

83. Tanto que isto disse o meu guiador, logo as nobres donas começaram a rogar-se entre si qual delas responderia primeiro e estiveram por grande espaço, que não queriam falar por sua mesura e cortesia; e o meu guiador lhes disse:

— Amigas, eu vos rogo que não estejais em tal demorança, que muito é nojosa e perigosa a este homem apressado; e comece alguma de vós em o nome de Jesus Cristo Nosso Senhor.

84. Então disse a fermosa dona ao meu guiador:

— Amigo, já eu comecei a falar e disse a este homem algumas coisas para sua consolação e para seu proveito, segundo vós bem sabeis, que estivestes presente. Ora digam estas nobres donas o que por bem tiverem, e depois acordaremos aquilo que a ele cumpre de fazer. Mas porque estas donas são tão corteses que nem uma delas não se quer adiantar para falar nisto, parece-me que é bem que este feito fique em vós, que diga qual delas comece a falar primeiro, e não haja aí outra detença sobre aquilo que vós determinardes.

85. E logo o meu real guiador disse à dona espantosa:

— Como quer que este homem seja merecedor de todo padecimento, porém, porque, salvo a vossa reverência, as vossas palavras são mui ásperas e de grande rigor, porém a mim parece e assim me prazia, que vós faleis primeiro e, depois vós, fale esta graciosa donzela, porque ela abrandará o vosso rigor e a vossa aspereza, como quer que seja justa coisa e direita tudo o que vós haveis de dizer. Mas a este apressado muito lhe faz mister temperança e brandeza para a vossa sentença.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/boosco_deleitoso/boosco-deleitoso-i-ix.txt · Last modified: by 127.0.0.1