User Tools

Site Tools


anonimos:boosco-deleitoso-i-xi

Boosco Deleitoso I-XI

BOOSCO DELEITOSO — PARTE I — CAPÍTULO XI

97. Depois que eu, pecador mesquinho, houve ditas estas palavras, logo a graciosa donzela me olhou com donaire confortador, mostrando que se doía de mim, e começou de me falar nesta guisa:

— Filho, sabe por certo que tudo aquilo que te há dito esta nobre dona, que a ti parece espantosa, tudo é verdade; e assim te acontecerá, sem dúvida nenhuma, se acabares em teu pecado e não corrigires tua vida; que sei certo que mui espantosa coisa é caíres na sanha do Senhor Deus, que quanto te mais sofre e te mais atende, tanto fará em ti mais dura e mais cruel vingança.

98. Mas se quiseres corrigir e mudar tua má vida, Ele é tão misericordioso, que te receberá em sua graça e te livrará de todas amarguras da tua alma. Viste aquelas santas donzelas, por que vieste antes que chegasses a mim e que te não quiseram receber nem consolar? Sei certo que, se te emendares e te puseres em tal maneira de viver, qual cumpre à tua salvação, logo elas virão para ti e te ajudarão e consolarão mui de grado. E ainda sabe que morarão contigo e haverás com elas tão grande prazer e consolação, qual nunca tu nem todos os homens houveram nem podem haver com todas as consolações e deleitações corporais nem terreais.

99. Pois, filho, pensa bem e para mentes como hás posto tua alma em grande perigo e és obrigado em grandes dívidas e hás de dar mui estreito conto ao Senhor. Para bem mentes que a tua vida há de durar mui pouco; pensa bem e cuida os males que hás feito quando eras em vaidade e, daí em diante, põe ante teus olhos os tempos trespassados da tua vida e os dias breves dela. E considera com diligência quantos trabalhos passaste em vão e quantas vezes amaste em vão os amores deste mundo, e assim saberás por certo em quantos males e em quantos perigos se revolveu a tua vida mesquinha.

100. Pois busca remédio, e achá-lo-ás, que o Senhor Deus, que foi feito homem por salvação dos homens, sabia mui bem a muita enfermidade e a muita mesquinharia da natureza humana e não quis deixar os homens sem medicina, assim como o físico mui sabedor, e porém confez a medicina da penitência para sarar a vontade pecadora e escorregadiça, que por penitência ganha o homem perdão dos pecados pela boa vontade da misericórdia do Senhor Deus.

101. E porém, tu, filho, corre toste a fazer penitência e lava as sujidades dos pecados com lágrimas e remedeia as tuas maldades por boas obras, em tal guisa que a morte não te arrebate sujo e lixoso. Que no inferno não há penitência nem confissão, mas, enquanto és vivo, renova a tua alma, que é destruída; que a multidão dos amercamentos do Senhor Deus não podem ser contados, nem a grandeza da sua misericórdia não pode ser medida; mas os pecados, por muitos e por grandes e graves que sejam, conto hão e medida. Logo, os teus pecados, que hão conto e medida, não podem sobrepujar nem vencer a misericórdia de Deus e os seus amercamentos.

102. Porém tu, filho, como quer que sejas mui pecador, não desesperes pela multidão dos teus pecados. Que, se quiseres fazer penitência, acharás perdão pela piedade de Jesus Cristo, que espargiu o seu sangue pelos teus pecados, e Ele e toda a celestial corte farão grande festa com a penitência, e prestes é sempre para te alumiar e receber. Que, assim como o sol com o seu esplendor alumia àqueles que têm a sua face tornada para Ele, bem assim a luz de Jesus Cristo, resplandecente é a todos, dando largamente a sua claridade; mas cada um toma parte dela segundo seu desejo.

103. Que o sol da justiça não desfalece a nenhum daqueles que o querem olhar, nem constrange por força geralmente àqueles que por sua própria vontade escolhem as trevas dos pecados; mas tais como estes, assim como cegos, andam apalpando as paredes, e caem em muitas covas. E as suas faces rasgam-se e rompem-se com muitas espinhas, porque eles mesmos se privaram do lume do Senhor e se cegaram com o amor das coisas terreais, a que se aprenderam.

104. E porém tu, meu filho, desempara as trevas com a sombra da morte; enjeita o mundo e as conversações e as coisas dele. E entende que a tua carne é tua inimiga, corre toste para a luz verdadeira, e toma a cruz da penitência sobre os teus ombros, e traze-a continuadamente, e segue Jesus Cristo, e haverás glória com Ele e mostrar-te-ás por herdeiro da vida perdurável.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/anonimos/boosco-deleitoso-i-xi.txt · Last modified: by 127.0.0.1