Oetinger (PEPW) – experiência

PEPW

Experiência, Sensus, Aestisis. Conhecimento, Epignosis (este é duplo, Filipenses 1:19).

A experiência é o que se é interiormente quando os espíritos vitais estão estabelecidos conforme sua parte… De acordo com 2 Coríntios 3:18, somos reformados na mesma imagem. O conhecimento, por outro lado, é uma expressão externa da matéria segundo suas características expressas; vê-se a matéria diante de si, que não se manifesta na experiência.

Por meio de uma longa jornada interior, a alma pode atrair para si instrumentos experienciais, como reconheço em Swedenborg, mas tal caminho é perigoso, pois males espirituais podem se misturar às coisas celestes (Efésios 6). Deve-se ter cuidado, não se deve descartar a experiência, pois sem ela não há verdadeiro conhecimento. Conhecer é ter uma experiência elevada por meio da fala; sem isso, recorre-se a definições, que não se aprendem por si mesmo, mas se tomam emprestadas. Como resultado, existem tantas palavras vazias, kenopboniae, pelas quais alguém pensa que sabe algo sem realmente saber coisa alguma.

Observe-se Shaftesbury… Ele diz que é fortuna não conhecer informações filosóficas que se tomaram emprestadas. Um verdadeiro filósofo aprende por si mesmo, como é adequado (Lucas 12). Nos Provérbios de Salomão, a experiência e o conhecimento são tomados como um só; pelo menos assim ocorre conforme a tradução da Septuaginta grega, pois Adão, o primeiro homem, possuía ambos em uma única unidade.

Nesta vida, agora devemos compreender parte por parte e segundo silogismos; a estes se deve permanecer fiel nos menores aspectos. Salomão descreve as artes da sabedoria, do conhecimento, do entendimento, da inteligência, da ordem essencial, da autoanálise, da presença de espírito, do engenho, mas todos esses têm uma relação diferente com a experiência e a compreensão

Os conceitos se apresentam na tábua da imaginação (Provérbios 3:3), e a memória os mantém. O julgamento extrai muito da ligação das palavras, observando como o que vem depois decorre do que veio antes. Conforme a Palavra: “Aquele que tem, a ele será dado…”.