Eckhart Diabo

Mestre Eckhart — Termos e Noções MAL Glosa do Pai Nosso Excertos do excepcional estudo sobre Mestre Eckhart e sua tradição, “Voici maître Eckhart”. Trata-se de um texto neerlandês que se estima pré-eckhartiano (por vezes pós-eckhartiano), porém dentro da linha de pensamento de Mestre Eckhart. …mas livre-nos do mal… O mal é o que em nós e no espírito se opõe a Deus (Santo Agostinho, Contra Faustum XXII, c.27); só nos toca e os anjos decaídos e não concerne Deus em nada. E o fato que Deus não seja atingido por esta oposição provém da nobreza de sua Deidade.

Notai em que isso não atinge Deus. Na mais própria propriedade de nossa natureza, não temos nenhum mal, não mais que os anjos. Se o temos Deus teria criado o mal e o bem e isso não é. Pois quando Deus criou todas as criaturas, ele os viu e “elas estavam todas boas” e lhe concederam (em nosso ser ideal no Filho).

O mal não nos atinge como um acidente que nos viria de Deus, mas ele nos atinge quando o tivermos tomado sobre nós com nossa vontade própria oposta à vontade de Deus, eis porque desagrada Deus e é o mal. Como tomamos o mal sobre nós com nossa vontade própria oposta à vontade de Deus, não podemos dele nos desfazer com nossa própria vontade oposta à vontade de Deus sem a graça de Deus.

Eis porque o Filho nos ensina a orar em nosso íntimo e a suplicar o Pai para que ele nos livre de tudo o que nos desagrada em nós. Deus aí nos ajude. Amém.