Processo de criação e características dos poemas nascidos no cárcere e posteriormente.
Testemunho de Madalena do Espírito Santo sobre o caderno escrito na prisão, contendo romances sobre o Evangelho de João (In principio erat Verbum), o poema Sei uma fonte que jorra e flui e os versos iniciais do Cântico Espiritual (Onde te escondeste…).
Composição do poema Numa noite escura possivelmente anterior ao cárcere, adquirindo caráter profético; o verso Saí sem ser notada pode traduzir a experiência da fuga.
Desenvolvimento posterior do Cântico Espiritual em Granada (1582), com acréscimo das cinco últimas estrofes após diálogo com a religiosa Francisca da Mãe de Deus sobre a Beleza divina.
Composição de Ó chama de amor, viva chama entre 1582 e 1584, fruto da oração, já em período de maturidade espiritual e de responsabilidades como superior.
Redação dos comentários em prosa aos três grandes poemas (Cântico Espiritual, Noite Escura, Chama Viva), cada um comentado duas vezes com enfoques distintos, atendendo a solicitações de religiosas e como parte de sua missão de direção espiritual.