Cassiano Conferencias II-6

CASSIANO — CONFERÊNCIAS

SEGUNDA CONFERÊNCIA DO ABADE MOISÉS — DA DISCRIÇÃO

VI. A ruína de dois irmãos por ignorância da discrição.

Que direi daquele dois irmãos que habitavam para lá do deserto de Tebaida, onde outrora vivera o bem-aventurado Antão, e que, movidos por uma discrição menos cauta, indo por essas extensas vastidões da solidão, decidiram não tomar nenhum alimento, senão o que o Senhor por si mesmo lhes concedesse?

Eles erravam pelos desertos, já quase mortos de fome, quando o viram os 1). Esse povo é mais selvagem e cruel do que a maioria dos bárbaros: não é pelo desejo de saque, como é o caso de muitas nações, que os leva a derramar sangue, mas simplesmente a sua ferocidade.

Ora, ao contrário da sua fereza natural, eles vão ao seu encontro com pães.

Um dos dois, sobrevindo-lhe a discrição, recebeu com ação de graças e alegria esses pães, como se fossem trazidos pelo Senhor. Achava que tal alimento lhe era servido por uma intervenção divina, e que sem Deus essa gente, sempre dada a alegrar-se com o sangue dos homens, não iria prodigalizar os meios de vida a homens já desfalecentes e moribundos.

O outro, porém, recusou o alimento como oferecido por homem. Morreu de inanição.

Embora os seus inícios os dois partissem de uma segurança censurável, um, no entanto, sobrevinda a discrição, corrigiu o que temerária e incautamente concebera. O outro, porém, perseverando em sua louca presunção, e inteiramente esquecido da discrição, causou a si mesmo a morte que o Senhor quis afastar, não crendo ser obra da inspiração divina que bárbaros cruéis, olvidando a própria ferocidade, oferecessem pães e não espadas.

1)
wp-fr:Berbères|Mázicos