Livro de Tobias
Cabala André Caquot: Excertos de Génies, anges et démons. Tradução de Antonio Carneiro.
Antes de Daniel, o romance de Tobias da Bíblia grega)) havia distinguido o anjo Rafael, curador (salvador) de Tobias e de Sara (III, 17) e chamado por esta razão por um nome que significa «Deus cura».
1) sucessivas com o feminino da impenetrabilidade do Homem. Experiência de trevas para atingir à uma luz maior. Todas as Tradições conhecem essas descidas aos infernos (vide Jornada de Gilgamesh ), o que Ibn Arabi chama “a grande viagem noturna”.
Quando Tobias assume essa viagem sob o símbolo daquele de seu “filho” do mesmo nome, Tobias, tudo se passa durante a noite. Aprendemos que o herói bíblico abre-se ao profetismo em se encontrando na primeira noite da viagem a margem do Hideqel. A segunda noite entra na Geena, o Guilon, e assume simbolicamente sete vezes morte e ressurreição nas núpcias com Sara. O relato não nos conta a oitava núpcia e nos convida a cantar a última ressurreição e a abertura da ofuscante luz divina dos olhos de Tobias até então fechados para a luz de fora. Os últimos demônios de Sara tinham sido conquistados nessas oitavas núpcias. O número oito ao qual está ligado a letra Heth é o símbolo da ressurreição. Pronunciado Hayot, o nome desta letra, lembremos, é aquele dos “viventes”, de todos esses “animais” de alma cuja pele retornada tornou-se 2)» e revestiu-se de um corpo espiritual que irradia a “carne” consumada, o ((Nome realizado.