User Tools

Site Tools


theosophos:start

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
theosophos:start [10/01/2026 16:03] mccastrotheosophos:start [11/01/2026 06:14] (current) – external edit 127.0.0.1
Line 1: Line 1:
 ===== THEOSOPHIA ===== ===== THEOSOPHIA =====
-Uma breve notícia de [[theosophos:theosophia-estudos:faivre:start|Antoine Faivre]], renomado pesquisador acadêmico do Esoterismo Ocidental, em seu livro "O Esoterismo" (Ed. Papirus), esclarece o termo.+Uma breve notícia de Antoine Faivre, renomado pesquisador acadêmico do Esoterismo Ocidental, em seu livro "O Esoterismo" (Ed. Papirus), esclarece o termo.
  
-> Teosofia. Compreende-se por esse termo uma forma de hermenêutica (isto é, de interpretação) que se exerce sobre textos proféticos ou revelados, sobre mitos fundadores (por exemplo, a Gênesis) ou sobre visões. A teosofia perscruta os mistérios da [[biblia:figuras:divindade:start|Divindade]] (assim faz, por exemplo, a Qabbalah, que é a teosofia judaica) e os do universo (fala-se então às vezes de pansofia). A teosofia não é uma pesquisa abstrata; pela imaginação ativa e pela experiência do símbolo, que garantem uma recuperação da experiência mítica, ela supostamente transforma aquele que a pratica. Uma frase de são Paulo muitas vezes serviu para legitimá-la ("O Espírito perscruta tudo, até as profundezas divinas", I Cor., 2, 10). (Observação: não se deve confundir com a Sociedade Teosófica nem com o que esta propõe)+> Teosofia. Compreende-se por esse termo uma forma de hermenêutica (isto é, de interpretação) que se exerce sobre textos proféticos ou revelados, sobre mitos fundadores (por exemplo, a Gênesis) ou sobre visões. A teosofia perscruta os mistérios da Divindade (assim faz, por exemplo, a Qabbalah, que é a teosofia judaica) e os do universo (fala-se então às vezes de pansofia). A teosofia não é uma pesquisa abstrata; pela imaginação ativa e pela experiência do símbolo, que garantem uma recuperação da experiência mítica, ela supostamente transforma aquele que a pratica. Uma frase de são Paulo muitas vezes serviu para legitimá-la ("O Espírito perscruta tudo, até as profundezas divinas", I Cor., 2, 10). (Observação: não se deve confundir com a Sociedade Teosófica nem com o que esta propõe)
  
-É, portanto, preciso fazer uma distinção importante entre a [[theosophos:start|Theosophia]], enquanto uma corrente filosófica que se desenvolveu desde a Antiguidade e se desdobrou como "dimensão oculta do Cristianismo", expressão atribuída por [[theosophos:theosophia-estudos:versluis:start|Arthur Versluis]] (em seu livro Theosophia), e Teosofismo, corrente "esotérica" que teve seu auge na formação da Sociedade Teosófica com suas ramificações posteriores. O texto de René Guénon, Teosofia e Teosofismo, é bastante elucidativo a este respeito.+É, portanto, preciso fazer uma distinção importante entre a Theosophia, enquanto uma corrente filosófica que se desenvolveu desde a Antiguidade e se desdobrou como "dimensão oculta do Cristianismo", expressão atribuída por Arthur Versluis (em seu livro Theosophia), e Teosofismo, corrente "esotérica" que teve seu auge na formação da Sociedade Teosófica com suas ramificações posteriores. O texto de René Guénon, Teosofia e Teosofismo, é bastante elucidativo a este respeito.
  
 Para ter certeza desta distinção estaremos usando o termo grego Theosophia como referência a esta metafísica grega e cristã, verdadeiro contraponto Ocidental à Metafísica Oriental de Guénon. Para ter certeza desta distinção estaremos usando o termo grego Theosophia como referência a esta metafísica grega e cristã, verdadeiro contraponto Ocidental à Metafísica Oriental de Guénon.
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/attic/theosophos/start.1768078991.txt.gz · Last modified: by mccastro