User Tools

Site Tools


philokalia:start

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
philokalia:start [10/01/2026 16:01] mccastrophilokalia:start [11/01/2026 06:14] (current) – external edit 127.0.0.1
Line 1: Line 1:
 ===== PHILOKALIA ===== ===== PHILOKALIA =====
-Um pequeno livro do final do século XIX, [[philokalia:philokalia-suplementos:relatos-de-um-peregrino-russo:start|Relatos de um Peregrino Russo]], reviveu uma tradição que caía em esquecimento no Ocidente, a tradição da [[philokalia:philokalia-suplementos:kyrie-eleison:oracao-de-jesus:start|ORAÇÃO DE JESUS]] OU DO CORAÇÃO. Reviveu também uma coleção de escritos dos padres que a promoveram, especialmente na Igreja Ortodoxa, reunidos sob o nome de Philokalia ("Amor do Belo", em grego).+Um pequeno livro do final do século XIX, Relatos de um Peregrino Russo, reviveu uma tradição que caía em esquecimento no Ocidente, a tradição da ORAÇÃO DE JESUS OU DO CORAÇÃO. Reviveu também uma coleção de escritos dos padres que a promoveram, especialmente na Igreja Ortodoxa, reunidos sob o nome de Philokalia ("Amor do Belo", em grego).
  
-Existem várias coleções de excertos da [[philokalia:start|Philokalia]], algumas inclusive disponíveis online. Recomendo em especial o pequeno livro de JEAN GOUILLARD, PEQUENA FILOCALIA DA PRECE DO CORAÇÃO que reúne uma amostra excelente de autores da Philokalia clássica e de outros afins. Sua apresentação é suficiente para se ter uma boa ideia do que seja este movimento e esta abençoada tentativa de reunir em uma única obra este acervo espiritual, em grande parte da tradição ortodoxa.+Existem várias coleções de excertos da Philokalia, algumas inclusive disponíveis online. Recomendo em especial o pequeno livro de JEAN GOUILLARD, PEQUENA FILOCALIA DA PRECE DO CORAÇÃO que reúne uma amostra excelente de autores da Philokalia clássica e de outros afins. Sua apresentação é suficiente para se ter uma boa ideia do que seja este movimento e esta abençoada tentativa de reunir em uma única obra este acervo espiritual, em grande parte da tradição ortodoxa.
  
-[[oracao:start|Oração]] de Jesus é a prece que se apoia integralmente na [[oracao:oracao:invocacao-do-nome:start|invocação do Nome]] de Jesus, seja só ou inserido em uma fórmula mais ou menos elaborada. Trata-se de uma [[estudos:iconografia:arte:start|Arte]] espiritual muito apreciada pela tradição ortodoxa de origem bizantina. Um pequeno livreto escrito por um "monge da Igreja do Oriente", que prefere o anonimato, vai nos guiar na sua compreensão, juntamente com o valioso trabalho de elucidação de sua prática, realizado por Alphonse e Rachel Goettman — [[philokalia:philokalia-suplementos:kyrie-eleison:prece-jesus:start|Prece de Jesus]] — PRECE DO CORAÇÃO.+A Oração de Jesus é a prece que se apoia integralmente na invocação do Nome de Jesus, seja só ou inserido em uma fórmula mais ou menos elaborada. Trata-se de uma Arte espiritual muito apreciada pela tradição ortodoxa de origem bizantina. Um pequeno livreto escrito por um "monge da Igreja do Oriente", que prefere o anonimato, vai nos guiar na sua compreensão, juntamente com o valioso trabalho de elucidação de sua prática, realizado por Alphonse e Rachel Goettman — Prece de Jesus — PRECE DO CORAÇÃO.
  
-Recomendo também este clássico medieval A [[medievo:nuvem-do-desconhecido:start|Nuvem do Desconhecido]], assim como A PRÁTICA DA PRESENÇA DE [[biblia:figuras:divindade:deus:start|Deus]].+Recomendo também este clássico medieval A Nuvem do Desconhecido, assim como A PRÁTICA DA PRESENÇA DE Deus.
  
 A INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS foi uma obra escrita por um monge anônimo da Igreja Oriental que aportou alguns esclarecimentos importantes sobre o sentido da oração de Jesus. Existe uma tradução em português na coleção "A Oração dos Pobres" editada pelas edições Paulinas. A INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS foi uma obra escrita por um monge anônimo da Igreja Oriental que aportou alguns esclarecimentos importantes sobre o sentido da oração de Jesus. Existe uma tradução em português na coleção "A Oração dos Pobres" editada pelas edições Paulinas.
  
-[[philokalia:philokalia-suplementos:arte-da-prece:start|Arte da Prece]] é também uma coletânea de ensinamentos dos padres da Philokalia, e de outros da tradição ortodoxa, organizada pelo [[philokalia:philokalia-suplementos:arte-da-prece:padre-chariton:start|Padre Chariton]] do Monastério de Valamo, que merece ser lida e refletida, pela incontestável beleza e importância das indicações oferecidas.+A Arte da Prece é também uma coletânea de ensinamentos dos padres da Philokalia, e de outros da tradição ortodoxa, organizada pelo Padre Chariton do Monastério de Valamo, que merece ser lida e refletida, pela incontestável beleza e importância das indicações oferecidas.
  
-[[philokalia:philokalia-suplementos:teofano-o-recluso:conselho-aos-ascetas:start|Conselho aos Ascetas]] é uma pequena preciosidade de instruções de [[philokalia:philokalia-suplementos:teofano-o-recluso:start|Teofano o Recluso]], que compilou a consagrada [[philokalia:philokalia-suplementos:teofano-o-recluso:dobrotolubiye:start|Dobrotolubiye]], a edição da Philokalia em russo.+O Conselho aos Ascetas é uma pequena preciosidade de instruções de Teofano o Recluso, que compilou a consagrada Dobrotolubiye, a edição da Philokalia em russo.
  
-Os ESCRITOS DA FILOCALIA SOBRE A PRECE DO CORAÇÃO, é a primeira compilação traduzida em inglês, feita a partir da Dobrotolubiye pela Mme Kadoublovsky (secretária de Ouspensky, discípulo de Gurdjieff) e G.E.H. Palmer (também discípulo). É uma seleção muito boa, juntamente com o segundo volume, [[philokalia:philokalia-suplementos:primeiros-padres-da-philokalia:start|Primeiros Padres da Philokalia]]. O maior mérito destas compilações é de aportar a interpretação da tradição ortodoxa russa, aos escritos originalmente gregos da Philokalia.+Os ESCRITOS DA FILOCALIA SOBRE A PRECE DO CORAÇÃO, é a primeira compilação traduzida em inglês, feita a partir da Dobrotolubiye pela Mme Kadoublovsky (secretária de Ouspensky, discípulo de Gurdjieff) e G.E.H. Palmer (também discípulo). É uma seleção muito boa, juntamente com o segundo volume, Primeiros Padres da Philokalia. O maior mérito destas compilações é de aportar a interpretação da tradição ortodoxa russa, aos escritos originalmente gregos da Philokalia.
  
 ---- ----
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/attic/philokalia/start.1768078877.txt.gz · Last modified: by mccastro