Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


philokalia:philokalia-termos:praxis:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
philokalia:philokalia-termos:praxis:start [10/01/2026 16:01] mccastrophilokalia:philokalia-termos:praxis:start [11/01/2026 06:14] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 ===== PRAXIS ===== ===== PRAXIS =====
-[[philokalia:philokalia-termos:start|Philokalia-Termos]] — [[philokalia:philokalia-termos:praxis:start|praxis]] = AÇÃO, TRABALHO, PRÁXIS, OBRA+Philokalia-Termos — praxis = AÇÃO, TRABALHO, PRÁXIS, OBRA
  
-VIDE: AÇÃO, [[philokalia:philokalia-termos:theoria:start|theoria]][[philokalia:philokalia-termos:praktike:start|praktike]] +VIDE: AÇÃO, theoria, praktike 
-[[evangelho-de-jesus:start|Evangelho de Jesus]]+Evangelho de Jesus: 
-Porque o [[biblia:figuras:pai-mae-filho:filho:start|Filho]] do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras (praxis). (Mt 16:27)+Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras (praxis). (Mt 16:27)
  
-Que não tinha consentido no conselho e nos atos (praxis) dos outros, de Arimateia, cidade dos [[evangelho-de-jesus:evangelho-personagens:judeus:start|Judeus]], e que também esperava o reino de [[biblia:figuras:divindade:deus:start|Deus]]; (Luc 23:51)+Que não tinha consentido no conselho e nos atos (praxis) dos outros, de Arimateia, cidade dos Judeus, e que também esperava o reino de Deus; (Luc 23:51)
  
 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras (praxis) do corpo, vivereis. (Rom 8:13) Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras (praxis) do corpo, vivereis. (Rom 8:13)
Linha 16: Linha 16:
 PADRES — em nosso site francês PADRES — em nosso site francês
  
-[[misticismo-renano-flamengo:eckhart:start|Mestre Eckhart]]: OPERAR +Mestre Eckhart: OPERAR 
-[[philokalia:philokalia-autores:start|Philokalia-Autores]]+Philokalia-Autores
 Tradução Francesa: Tradução Francesa:
-Não uma ação no mundo, mas a ação sobre si mesmo, singularmente pela a ascese ([[philokalia:philokalia-termos:askesis:start|askesis]]) corporal e prece ([[philokalia:philokalia-termos:euche:start|euche]]) litúrgica. Esta ação prepara e permite a contemplação (theoria). +Não uma ação no mundo, mas a ação sobre si mesmo, singularmente pela a ascese (askesis) corporal e prece (euche) litúrgica. Esta ação prepara e permite a contemplação (theoria). 
-[[philokalia:philokalia-suplementos:pequena-philokalia:start|Pequena Philokalia]]: AÇÃO (PRAXIS) X CONTEMPLAÇÃO THEORIA +Pequena Philokalia: AÇÃO (PRAXIS) X CONTEMPLAÇÃO THEORIA 
-Os dois lados complementares da vida espiritual. A ação é a purificação ([[philokalia:philokalia-termos:katharsis:start|katharsis]]) das paixões ([[philokalia:philokalia-termos:pathos:start|pathos]]) mas é igualmente a prática praktike das virtudes ([[philokalia:philokalia-termos:arete:start|arete]]), as auteridades,[[oracao:start|oração]] (euche) vocal (a salmodia segundo sua designação habitual) etc. A contemplação (theoria) não dispensa a ação. Há simultaneidade,[[evangelho-de-jesus:logia-jesus:logia-jesus:medida:start|Medida]] que a ação se simplifica mais e mais. +Os dois lados complementares da vida espiritual. A ação é a purificação (katharsis) das paixões (pathos) mas é igualmente a prática praktike das virtudes (arete), as auteridades, a oração (euche) vocal (a salmodia segundo sua designação habitual) etc. A contemplação (theoria) não dispensa a ação. Há simultaneidade, a Medida que a ação se simplifica mais e mais. 
-[[philokalia:philokalia-autores:evagrio:start|Evágrio]]: ESTUDO DE ANTOINE E CLAIRE GUILLAUMONT+Evágrio: ESTUDO DE ANTOINE E CLAIRE GUILLAUMONT
 A praktike, segundo Evágrio, é a via pela qual o monge adquire a impassibilidade. A praktike, segundo Evágrio, é a via pela qual o monge adquire a impassibilidade.
-[[biblia:tipologia:isaque:start|ISAQUE]] o Sírio:+ISAQUE o Sírio:
 Se queres contemplar os mistérios, cultive os mandamentos pela prática efetiva. Se queres contemplar os mistérios, cultive os mandamentos pela prática efetiva.
 Aceite sem falha as palavras faladas da experiência, mesmo se aquele que fala não é versado em livros. Aceite sem falha as palavras faladas da experiência, mesmo se aquele que fala não é versado em livros.
Linha 35: Linha 35:
 Marcos o Asceta: Marcos o Asceta:
 Conhecimento sem a prática correspondente é ainda inseguro. Tudo é feito firme pela prática efetiva. Conhecimento sem a prática correspondente é ainda inseguro. Tudo é feito firme pela prática efetiva.
-[[philokalia:philokalia-autores:doroteo-de-gaza:start|Doroteo de Gaza]]:+Doroteo de Gaza:
 Nunca aprenderás o trabalho do esforço espiritual pelas palavras apenas. Nunca aprenderás o trabalho do esforço espiritual pelas palavras apenas.
-[[philokalia:philokalia-autores:gregorio-do-sinai:start|Gregório do Sinai]]:+Gregório do Sinai:
 Aquele que trabalha por ouvir dizer ou leitura e não tem nenhum instrutor prático trabalha em vão. Aquele que trabalha por ouvir dizer ou leitura e não tem nenhum instrutor prático trabalha em vão.
-O homem que ministra os [[evangelho-de-jesus:evangelhos:start|Evangelhos]] que, tendo participado neles ele mesmo, pode ativamente passar para outros a luz de [[biblia:figuras:nt-personagens:cristo:start|Cristo]].+O homem que ministra os Evangelhos que, tendo participado neles ele mesmo, pode ativamente passar para outros a luz de Cristo.
 Simeão o Novo Teólogo: Simeão o Novo Teólogo:
 Ter a palavra de Deus significa o estado de contemplação e não teologia abstrata. Ter a palavra de Deus significa o estado de contemplação e não teologia abstrata.
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/philokalia/philokalia-termos/praxis/start.txt · Última modificação: por 127.0.0.1

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki