Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


philokalia:philokalia-deserto:apotegmas:abade-poimem:1:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
philokalia:philokalia-deserto:apotegmas:abade-poimem:1:start [10/01/2026 16:00] mccastrophilokalia:philokalia-deserto:apotegmas:abade-poimem:1:start [11/01/2026 06:14] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 6: Linha 6:
 11. Certa vez o presbítero de Pelúsio ouviu, a respeito de certos irmãos, que eles iam continuamente à cidade, se lavavam e se descuidavam da própria alma. Em consequência, por ocasião da assembleia litúrgica, retirou-lhes o hábito monástico. Depois disto, porém, seu coração o acusou, e, arrependido, foi ter com o Abade Poimém, como que embriagado em seus pensamentos, tendo nas mãos as túnicas dos irmãos, contou o caso ao ancião. Este perguntou-lhe então: «Não tens tu algo do homem velho? Será que já o despiste?» O presbítero confessou: «Participo ainda do homem velho». Continuou o ancião: «Eis, portanto, que tu és como os irmãos. Pois, se participas, embora pouco, do que é velho, também tu estás sujeito ao pecado». Então o presbítero se foi, chamou os irmãos, e pediu-lhes desculpas (eram onze); a seguir, revestiu-os do hábito monástico e despediu-os. 11. Certa vez o presbítero de Pelúsio ouviu, a respeito de certos irmãos, que eles iam continuamente à cidade, se lavavam e se descuidavam da própria alma. Em consequência, por ocasião da assembleia litúrgica, retirou-lhes o hábito monástico. Depois disto, porém, seu coração o acusou, e, arrependido, foi ter com o Abade Poimém, como que embriagado em seus pensamentos, tendo nas mãos as túnicas dos irmãos, contou o caso ao ancião. Este perguntou-lhe então: «Não tens tu algo do homem velho? Será que já o despiste?» O presbítero confessou: «Participo ainda do homem velho». Continuou o ancião: «Eis, portanto, que tu és como os irmãos. Pois, se participas, embora pouco, do que é velho, também tu estás sujeito ao pecado». Então o presbítero se foi, chamou os irmãos, e pediu-lhes desculpas (eram onze); a seguir, revestiu-os do hábito monástico e despediu-os.
  
-12. Um irmão disse ao Abade Poimém: «Cometi um grande pecado, e desejo fazer penitência durante três anos». Respondeu o ancião: «É muito». Os que estavam presentes disseram então: «E durante quarenta dias?» Mais uma vez replicou o ancião: «É muito». E acrescentou: «Digo que, se o homem se arrepende de todo o coração e não torna a cometer o pecado, [[biblia:figuras:divindade:deus:start|Deus]] o recebe já após três dias».+12. Um irmão disse ao Abade Poimém: «Cometi um grande pecado, e desejo fazer penitência durante três anos». Respondeu o ancião: «É muito». Os que estavam presentes disseram então: «E durante quarenta dias?» Mais uma vez replicou o ancião: «É muito». E acrescentou: «Digo que, se o homem se arrepende de todo o coração e não torna a cometer o pecado, Deus o recebe já após três dias».
  
 13. Disse também: «O sinal do monge se manifesta nas tentações». 13. Disse também: «O sinal do monge se manifesta nas tentações».
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/philokalia/philokalia-deserto/apotegmas/abade-poimem/1/start.txt · Última modificação: (edição externa)

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki