Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


gnosticismo:bnh:noreia:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
gnosticismo:bnh:noreia:start [10/01/2026 15:57] mccastrognosticismo:bnh:noreia:start [11/01/2026 06:14] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 ===== NOREIA ===== ===== NOREIA =====
-BIBLIOTECA DE [[gnosticismo:bnh:start|Nag Hammadi]]+BIBLIOTECA DE Nag Hammadi
 Excertos de do livro de R. Kuntzmann e J.-D. Dubois, trad. de Álvaro Cunha Excertos de do livro de R. Kuntzmann e J.-D. Dubois, trad. de Álvaro Cunha
 ==== Noreia (IX,2) ==== ==== Noreia (IX,2) ====
 Tradução de M. Roberge, in BCNH, n. 5, 1980. Tradução de M. Roberge, in BCNH, n. 5, 1980.
  
-Este texto de fins do século II merece ser citado integralmente, pois ilustra bem as principais características da literatura de Nag Hammadi. Ele descreve o drama de [[gnosticismo:bnh:noreia:start|Noreia]], filha de [[biblia:tipologia:eva:start|Eva]], irmã-esposa de Sem ou de [[biblia:tipologia:noe:start|Noé]], variante da figura de Sofia e cujo retrato já foi apresentado em [[gnosticismo:bnh:a-hipostase-dos-arcontes:start|A Hipóstase dos Arcontes]] (11,4). No entanto, diferentemente de A Hipóstase dos Arcontes, aqui Noreia é a alma decaída, mas salva graças à [[gnosticismo:gnose:gnose:start|Gnose]]: ela simboliza a Mulher espiritual, personificação do gnóstico ameaçado pela corrupção material. E anuncia a certeza do repouso no Pleroma [[biblia:figuras:divindade:divino:start|Divino]]. Esse mito é aparentado ao de [[gnosticismo:bnh:apocrifo-de-joao:start|Apócrifo de João]][[gnosticismo:bnh:evangelho-dos-egipcios:start|Evangelho dos Egípcios]] [[gnosticismo:bnh:tres-estelas-de-set:start|Três Estelas de Set]].+Este texto de fins do século II merece ser citado integralmente, pois ilustra bem as principais características da literatura de Nag Hammadi. Ele descreve o drama de Noreia, filha de Eva, irmã-esposa de Sem ou de Noé, variante da figura de Sofia e cujo retrato já foi apresentado em A Hipóstase dos Arcontes (11,4). No entanto, diferentemente de A Hipóstase dos Arcontes, aqui Noreia é a alma decaída, mas salva graças à Gnose: ela simboliza a Mulher espiritual, personificação do gnóstico ameaçado pela corrupção material. E anuncia a certeza do repouso no Pleroma Divino. Esse mito é aparentado ao de Apócrifo de João, Evangelho dos Egípcios e Três Estelas de Set.
  
 A estrutura do escrito permite-nos entrever melhor a história de Noreia: A estrutura do escrito permite-nos entrever melhor a história de Noreia:
Linha 11: Linha 11:
 p. 27,11-22a: O grito de Noreia em direção à Tríade celeste: p. 27,11-22a: O grito de Noreia em direção à Tríade celeste:
  
-[[estudos:ernst-benz:pai:start|Pai]] do Todo, Ennoia da Luz, [[philokalia:philokalia-termos:nous:start|nous]] que habita nas alturas, acima das regiões (inferiores), Luz que habita (nas) alturas, Voz da Verdade, Nous (erguido), [[philokalia:philokalia-termos:logos:start|logos]] indizível e Voz inefável, pai incompreensível!" É Noreia que grita para eles.+Pai do Todo, Ennoia da Luz, nous que habita nas alturas, acima das regiões (inferiores), Luz que habita (nas) alturas, Voz da Verdade, Nous (erguido), logos indizível e Voz inefável, pai incompreensível!" É Noreia que grita para eles.
  
 p. 27,22b-28,12a: Noreia recebe a revelação do Nous Adamas e a capacidade de levar aos homens a mensagem da salvação: p. 27,22b-28,12a: Noreia recebe a revelação do Nous Adamas e a capacidade de levar aos homens a mensagem da salvação:
  
-Eles entenderam e a receberam no Lugar que é seu em todo tempo. Eles deram-lhe o Pai, o Nous Adamas, bem como a voz (...) dos seres santos para que ela pudesse repousar na Epinóia indizível, para que ela possa herdar do primeiro Nous, que (ela) havia recebido, repousar no Autógeno divino e gerar-se a si própria, à [[evangelho-de-jesus:logia-jesus:logia-jesus:medida:start|Medida]] que (ela) também herdou do Logos vivo, bem como juntar-se a todos os Imperecíveis e (permanecer) no Nous do Pai.+Eles entenderam e a receberam no Lugar que é seu em todo tempo. Eles deram-lhe o Pai, o Nous Adamas, bem como a voz (...) dos seres santos para que ela pudesse repousar na Epinóia indizível, para que ela possa herdar do primeiro Nous, que (ela) havia recebido, repousar no Autógeno divino e gerar-se a si própria, à Medida que (ela) também herdou do Logos vivo, bem como juntar-se a todos os Imperecíveis e (permanecer) no Nous do Pai.
  
 p. 28,12b-23: Noreia cumpre sua missão junto aos homens, reunindo uma comunidade de espirituais e glorificando o Pai pelo êxito de sua missão: p. 28,12b-23: Noreia cumpre sua missão junto aos homens, reunindo uma comunidade de espirituais e glorificando o Pai pelo êxito de sua missão:
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/gnosticismo/bnh/noreia/start.txt · Última modificação: por 127.0.0.1

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki