Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


estudos:danielou:gregorio-nissa-platonismo:mistica-do-batismo:moises-retira-as-sandalias:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
estudos:danielou:gregorio-nissa-platonismo:mistica-do-batismo:moises-retira-as-sandalias:start [10/01/2026 15:50] mccastroestudos:danielou:gregorio-nissa-platonismo:mistica-do-batismo:moises-retira-as-sandalias:start [11/01/2026 06:14] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 ===== MOISÉS RETIRA AS SANDÁLIAS ===== ===== MOISÉS RETIRA AS SANDÁLIAS =====
-[[estudos:danielou:start|Jean Daniélou]] — PLATONISMO E TEOLOGIA MÍSTICA+Jean Daniélou — PLATONISMO E TEOLOGIA MÍSTICA
 === Discalceatio na cena da sarça ardente === === Discalceatio na cena da sarça ardente ===
-Vê-se o interesse deste texto. De pronto, vem adicionar uma peça importante ao dossier de Dölger para o estabelecimento deo rito batismal da «[[estudos:danielou:gregorio-nissa-platonismo:mistica-do-batismo:discalceatio:start|Discalceatio]]». Desatar as sandálias faz parte da função do batizador. A evocação da Lavação dos pés não é sem interesse também. O «mandatum» da Sexta-Feira Santa se despojou hoje em dia de seu caráter sacramental. Na liturgia primitiva, era um rito preparatório ao batismo que tinha lugar sábado. Ora a Lavação dos pés apresenta também uma «discalceatio». Não é o único vestígio que temos da «discalceatio» como rito preparatório ao batismo. A liturgia grega atual comporta ainda uma cerimônia preparatória ao batismo que consiste em uma bendição do catecúmeno anypodetos «pés nus». É também «pés nus» que o catecúmeno devia vir antigamente aos exorcismos do [[evangelho-de-jesus:atos-de-jesus:domingo-de-ramos:start|Domingo de Ramos]]. Este caráter preparatório da «discalceatio», espécie de prefiguração do «despojamento» completo da túnica se harmoniza bem com o fato que na Vida de [[biblia:tipologia:moises:start|Moisés]], a «discalceatio» da Sarça Ardente precede a travessia do Mar Vermelho. Os fieis habituados às liturgias batismais deviam achar normal esta coincidência.+Vê-se o interesse deste texto. De pronto, vem adicionar uma peça importante ao dossier de Dölger para o estabelecimento deo rito batismal da «Discalceatio». Desatar as sandálias faz parte da função do batizador. A evocação da Lavação dos pés não é sem interesse também. O «mandatum» da Sexta-Feira Santa se despojou hoje em dia de seu caráter sacramental. Na liturgia primitiva, era um rito preparatório ao batismo que tinha lugar sábado. Ora a Lavação dos pés apresenta também uma «discalceatio». Não é o único vestígio que temos da «discalceatio» como rito preparatório ao batismo. A liturgia grega atual comporta ainda uma cerimônia preparatória ao batismo que consiste em uma bendição do catecúmeno anypodetos «pés nus». É também «pés nus» que o catecúmeno devia vir antigamente aos exorcismos do Domingo de Ramos. Este caráter preparatório da «discalceatio», espécie de prefiguração do «despojamento» completo da túnica se harmoniza bem com o fato que na Vida de Moisés, a «discalceatio» da Sarça Ardente precede a travessia do Mar Vermelho. Os fieis habituados às liturgias batismais deviam achar normal esta coincidência.
  
 Mas o mais interessante para nós é a evocação a respeito da «discalceatio» batismal, da «discalceatio» da Sarça Ardente. Somos levados assim à questão nos colocávamos: « o despojamento dos sapatos» de Moisés no episódio do Êxodo tem uma simbolismo batismal? Estabelecemos então que o despojamento dos sapatos de pele tinha um sentido batismal, de maneira geral. Que o gesto de Moisés foi assim considerado como uma figura do batismo, isso parecia desde então natural. Sua evocação em um contexto onde se sente os ritos batismais à flor do texto que é uma verdadeira mistagogia nos dá a pensar que era um figura tradicional do batismo. Desde então podemos pensar que na Vida de Moisés tem também esta significação. Mas o mais interessante para nós é a evocação a respeito da «discalceatio» batismal, da «discalceatio» da Sarça Ardente. Somos levados assim à questão nos colocávamos: « o despojamento dos sapatos» de Moisés no episódio do Êxodo tem uma simbolismo batismal? Estabelecemos então que o despojamento dos sapatos de pele tinha um sentido batismal, de maneira geral. Que o gesto de Moisés foi assim considerado como uma figura do batismo, isso parecia desde então natural. Sua evocação em um contexto onde se sente os ritos batismais à flor do texto que é uma verdadeira mistagogia nos dá a pensar que era um figura tradicional do batismo. Desde então podemos pensar que na Vida de Moisés tem também esta significação.
  
-Um dado tirado da arqueologia nos confirma. As duas representações mais usuais da Vida de Moisés que nos propõem as pinturas da antiguidade são a cena da Sarça Ardente e aquela do Rochedo no deserto. Sabe-se por outro lado que as cenas do AT não são jamais nesta época reproduzidas por elas mesmas, mas para figurar realidades da Lei nova e particularmente os sacramentos. Não teríamos aí figuras do Batismo e da [[evangelho-de-jesus:atos-de-jesus:eucaristia:start|Eucaristia]]? Ora precisamente estas pinturas nos colocam justamente Moisés retirando sua sandália. O grande hypodema de couro é representado ao lado dele. É muito provável que esta cena evocasse o rito batismal da «discalceatio». A «discalceatio» de Moisés era portanto uma representação figurada do batismo. É igualmente seu sentido em nosso texto.+Um dado tirado da arqueologia nos confirma. As duas representações mais usuais da Vida de Moisés que nos propõem as pinturas da antiguidade são a cena da Sarça Ardente e aquela do Rochedo no deserto. Sabe-se por outro lado que as cenas do AT não são jamais nesta época reproduzidas por elas mesmas, mas para figurar realidades da Lei nova e particularmente os sacramentos. Não teríamos aí figuras do Batismo e da Eucaristia? Ora precisamente estas pinturas nos colocam justamente Moisés retirando sua sandália. O grande hypodema de couro é representado ao lado dele. É muito provável que esta cena evocasse o rito batismal da «discalceatio». A «discalceatio» de Moisés era portanto uma representação figurada do batismo. É igualmente seu sentido em nosso texto.
  
 {{indexmenu>.#1|tsort nsort}} {{indexmenu>.#1|tsort nsort}}
  
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/estudos/danielou/gregorio-nissa-platonismo/mistica-do-batismo/moises-retira-as-sandalias/start.txt · Última modificação: por 127.0.0.1

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki