Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


estudos:chenique:yoga:dons-do-espirito-santo:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
estudos:chenique:yoga:dons-do-espirito-santo:start [10/01/2026 15:49] mccastroestudos:chenique:yoga:dons-do-espirito-santo:start [11/01/2026 06:14] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 ===== CHENIQUE DONS DO ESPIRITO SANTO ===== ===== CHENIQUE DONS DO ESPIRITO SANTO =====
-[[estudos:chenique:start|François Chenique]] — O IOGA ESPIRITUAL DE SÃO [[medievo:francisco-de-assis:start|Francisco de Assis]]+François Chenique — O IOGA ESPIRITUAL DE SÃO Francisco de Assis
  
 Trad. de Nair Lacerda Trad. de Nair Lacerda
  
 === O AR, SÍMBOLO DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO === === O AR, SÍMBOLO DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO ===
-O Ar é o símbolo do [[biblia:figuras:espirito-santo:start|Espírito Santo]], que "sopra onde quer" (João III, 8) e que se manifestou aos Apóstolos no dia de Pentecostes como um vento impetuoso (Atos II, 2). A graça do batismo faz do homem o templo do Espírito Santo: "O Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós" (Rom. VIII, 11); pela confirmação, o batizado recebe de maneira especial o Espírito Santo e seus sete dons , a fim de ser fortalecido na fé e capaz de combater por Jesus [[biblia:figuras:nt-personagens:cristo:start|Cristo]] (segunda meditação da ação: o Combate). +O Ar é o símbolo do Espírito Santo, que "sopra onde quer" (João III, 8) e que se manifestou aos Apóstolos no dia de Pentecostes como um vento impetuoso (Atos II, 2). A graça do batismo faz do homem o templo do Espírito Santo: "O Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós" (Rom. VIII, 11); pela confirmação, o batizado recebe de maneira especial o Espírito Santo e seus sete dons , a fim de ser fortalecido na fé e capaz de combater por Jesus Cristo (segunda meditação da ação: o Combate). 
-Os sete dons formam um conjunto harmonioso sob diversos pontos de vista. A ordem habitual em que se anunciam os dons é a seguinte: Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, Piedade, Força e Temor de [[biblia:figuras:divindade:deus:start|Deus]]. No que se refere à perfeição, o menos perfeito é o Temor de Deus, e o mais elevado é o dom da Sabedoria. Os quatro primeiros dons, Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, são chamados dons intelectuais, porque iluminam a inteligência, enquanto os três outros, chamados às vezes dons afetivos, fortificam a vontade. Entre os dons intelectuais, os da Sabedoria, da Ciência e da Inteligência produzem em nós a contemplação; os outros são, então, chamados dons ativos.+Os sete dons formam um conjunto harmonioso sob diversos pontos de vista. A ordem habitual em que se anunciam os dons é a seguinte: Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, Piedade, Força e Temor de Deus. No que se refere à perfeição, o menos perfeito é o Temor de Deus, e o mais elevado é o dom da Sabedoria. Os quatro primeiros dons, Sabedoria, Inteligência, Ciência, Conselho, são chamados dons intelectuais, porque iluminam a inteligência, enquanto os três outros, chamados às vezes dons afetivos, fortificam a vontade. Entre os dons intelectuais, os da Sabedoria, da Ciência e da Inteligência produzem em nós a contemplação; os outros são, então, chamados dons ativos.
  
 Os dons correspondem às virtudes (segunda meditação da ação) que eles aperfeiçoam e cujo exercício tornam fácil: Os dons correspondem às virtudes (segunda meditação da ação) que eles aperfeiçoam e cujo exercício tornam fácil:
Linha 28: Linha 28:
 É nessa ordem que vamos estudar a natureza e os efeitos de cada um desses dons: É nessa ordem que vamos estudar a natureza e os efeitos de cada um desses dons:
  
-a) O dom de Conselho aperfeiçoa a virtude da Prudência em nós, levando-nos a [[evangelho-de-jesus:sermao-da-montanha:julgar:start|JULGAR]] pronta e seguramente, por uma espécie de intuição natural, o que convém fazer, sobretudo nos casos difíceis.+a) O dom de Conselho aperfeiçoa a virtude da Prudência em nós, levando-nos a JULGAR pronta e seguramente, por uma espécie de intuição natural, o que convém fazer, sobretudo nos casos difíceis.
  
 Os dons da Ciência e da Inteligência dão-nos os princípios gerais, mas o dom do Conselho nos faz aplicá-los aos casos particulares que se nos apresentam. Os dons da Ciência e da Inteligência dão-nos os princípios gerais, mas o dom do Conselho nos faz aplicá-los aos casos particulares que se nos apresentam.
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/estudos/chenique/yoga/dons-do-espirito-santo/start.txt · Última modificação: por 127.0.0.1

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki