Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ate-agostinho:origenes:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
ate-agostinho:origenes:start [10/01/2026 16:44] – ↷ Links adaptados devido a uma operação de movimentação mccastroate-agostinho:origenes:start [11/01/2026 06:14] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 ===== ORIGENES ===== ===== ORIGENES =====
-[[ate-agostinho:start|Cristianismo Primitivo]] — [[ate-agostinho:origenes:start|Orígenes]] (185-254)+Cristianismo Primitivo — Orígenes (185-254)
  
 Fervoroso cristão e notável exegeta do século III. Fervoroso cristão e notável exegeta do século III.
  
-Apresentação do Cardeal [[estudos:danielou:start|Jean Daniélou]]+Apresentação do Cardeal Jean Daniélou
  
-Orígenes é juntamente com Santo Agostinho o maior gênio do cristianismo antigo. Pode-se dizer que, em todos os domínios, ele marca um momento decisivo. Ele é o fundador da ciência bíblica por suas pesquisas sobre as versões da Escritura, por seus comentários ao mesmo tempo literais e espirituais dos dois Testamentos. É ele quem constitui a primeira grande síntese teológica e quem, primeiro também, de maneira metódica, se esforça a explicar o mistério cristão. Ele é o homem enfim que primeiro descreveu as vias de ascensão da alma em direção a [[biblia:figuras:divindade:deus:start|Deus]] e fundou assim a teologia espiritual, de tal modo que podemos nos indagar em que [[evangelho-de-jesus:logia-jesus:logia-jesus:medida:start|Medida]] ele não é o ancestral do grande movimento monástico do século IV.+Orígenes é juntamente com Santo Agostinho o maior gênio do cristianismo antigo. Pode-se dizer que, em todos os domínios, ele marca um momento decisivo. Ele é o fundador da ciência bíblica por suas pesquisas sobre as versões da Escritura, por seus comentários ao mesmo tempo literais e espirituais dos dois Testamentos. É ele quem constitui a primeira grande síntese teológica e quem, primeiro também, de maneira metódica, se esforça a explicar o mistério cristão. Ele é o homem enfim que primeiro descreveu as vias de ascensão da alma em direção a Deus e fundou assim a teologia espiritual, de tal modo que podemos nos indagar em que Medida ele não é o ancestral do grande movimento monástico do século IV.
  
-Sua influência foi imensa. Os séculos III e IV estão plenos de seus discípulos. Para só mencionar os maiores, Eusébio de Cesareia, seu sucessor na escola desta cidade, o fundador da história eclesiástica, é herdeiro de seu pensamento e seu apologista decidido. Dídimo continua sua obra exegética e mística em Alexandria. Por Gregório o Taumaturgo, que foi seu aluno e que é o apóstolo da Capadócia, a herança de seu pensamento se transmitiu aos Grandes Capadócios. [[ate-agostinho:basilio:start|Basílio]] [[ate-agostinho:gnazianzo:start|Gregório de Nazianzo]] farão de fragmentos escolhidos de suas obras, que ainda possuímos, uma Filocalia. [[ate-agostinho:gnissa:start|Gregório de Nissa]], rejeitando seus excessos, é o herdeiro mais inteligente de sua teologia do homem e de sua mística. [[philokalia:philokalia-autores:evagrio:start|Evágrio]] o Pôntico, um dos maiores espirituais especulativos, depende estreitamente dele e amplia sua doutrina junto aos monges do Egito. Por Evágrio, ela passará a [[philokalia:philokalia-autores:cassiano:start|Cassiano]] e, como notou Dom Marsili, por Cassiano, ela passará aos monges do Ocidente (Giovanni Cassiano ed Evágrio Pontico, Roma, 1936). O grande doutor místico [[philokalia:philokalia-autores:maximo-o-confessor:start|Máximo o Confessor]] terá um período origenista como mostrou o P. von [[estudos:balthasar:start|Balthasar]], Liturgie Cosmique, Paris 1948. No Ocidente, Rufino de Aquileia fará conhecer sua obra. [[ate-agostinho:hilario:start|Hilário de Poitiers]] [[ate-agostinho:ambrosio:start|Ambrósio de Milão]] dependerão de sua exegese.+Sua influência foi imensa. Os séculos III e IV estão plenos de seus discípulos. Para só mencionar os maiores, Eusébio de Cesareia, seu sucessor na escola desta cidade, o fundador da história eclesiástica, é herdeiro de seu pensamento e seu apologista decidido. Dídimo continua sua obra exegética e mística em Alexandria. Por Gregório o Taumaturgo, que foi seu aluno e que é o apóstolo da Capadócia, a herança de seu pensamento se transmitiu aos Grandes Capadócios. Basílio e Gregório de Nazianzo farão de fragmentos escolhidos de suas obras, que ainda possuímos, uma Filocalia. Gregório de Nissa, rejeitando seus excessos, é o herdeiro mais inteligente de sua teologia do homem e de sua mística. Evágrio o Pôntico, um dos maiores espirituais especulativos, depende estreitamente dele e amplia sua doutrina junto aos monges do Egito. Por Evágrio, ela passará a Cassiano e, como notou Dom Marsili, por Cassiano, ela passará aos monges do Ocidente (Giovanni Cassiano ed Evágrio Pontico, Roma, 1936). O grande doutor místico Máximo o Confessor terá um período origenista como mostrou o P. von Balthasar, Liturgie Cosmique, Paris 1948. No Ocidente, Rufino de Aquileia fará conhecer sua obra. Hilário de Poitiers e Ambrósio de Milão dependerão de sua exegese.
  
-Segundo Daniélou a dificuldade de se conhecer o pensamento original de Orígenes está na perda de muitos de seus escritos e na mutilação que sofreram na tradução para o latim, feita por Rufino e [[ate-agostinho:jeronimo:start|Jerônimo]]. Há, portanto, necessidade de se abordar com cautela os escritos de Orígenes, dos quais poucos restam no original em grego. (Origène. Paris: La Table Ronde, 1948)+Segundo Daniélou a dificuldade de se conhecer o pensamento original de Orígenes está na perda de muitos de seus escritos e na mutilação que sofreram na tradução para o latim, feita por Rufino e Jerônimo. Há, portanto, necessidade de se abordar com cautela os escritos de Orígenes, dos quais poucos restam no original em grego. (Origène. Paris: La Table Ronde, 1948)
  
-Notícia de [[estudos:mcginn:start|Bernard McGinn]]+Notícia de Bernard McGinn
  
-Orígenes foi o maior exegeta da igreja nascente. Sua leitura espiritual da [[biblia:start|Bíblia]] continuou a influenciar pensadores posteriores, apesar da condenação de aspectos de seu ensinamento no século VI. Como Hans Urs von Balthasar, um dos intérpretes modernos de Orígenes, disse, "Nenhuma figura é mais invisivelmente omnipresente na história da teologia cristã". Orígenes pode também ser descrito como o primeiro teólogo explicitamente místico. Enquanto o elemento místico estava presente na Cristandade desde o início, é com o mestre alexandrino que uma teoria formal biblicamente baseada emerge pela primeira vez. Christian Mysticism+Orígenes foi o maior exegeta da igreja nascente. Sua leitura espiritual da Bíblia continuou a influenciar pensadores posteriores, apesar da condenação de aspectos de seu ensinamento no século VI. Como Hans Urs von Balthasar, um dos intérpretes modernos de Orígenes, disse, "Nenhuma figura é mais invisivelmente omnipresente na história da teologia cristã". Orígenes pode também ser descrito como o primeiro teólogo explicitamente místico. Enquanto o elemento místico estava presente na Cristandade desde o início, é com o mestre alexandrino que uma teoria formal biblicamente baseada emerge pela primeira vez. Christian Mysticism
  
 {{indexmenu>.#1|skipns=/^playground|^wiki/ nsonly}} {{indexmenu>.#1|skipns=/^playground|^wiki/ nsonly}}
  
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/ate-agostinho/origenes/start.txt · Última modificação: por 127.0.0.1

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki