Da Lei Espiritual 21-30

21. Um coração duro é uma porta de ferro que interdita a cidade.

22. Numerosos, e muito diferentes uns dos outros, são as modalidades de oração.

23. Um homem, que queria fazer mal, começou por orar em seu coração, segundo seu hábito. Sobreveio providencialmente um obstáculo, e ele só pôde dar graças.

24. Davi resolveu matar Nabal do Carmelo. Mas lembrando-se que a retribuição é obra de Deus, renunciou seu desígnio e deu graças.

25. Na hora em que te lembras de Deus, multiplica a tua oração (pedido) para que, no dia em que te acontecer de o esqueceres, o Senhor, por sua vez, te faça lembrar Dele.

26 Quando lês as divinas Escrituras, considera o que é oculto nelas. Pois é dito que o foi escrito antes de nós o foi para nossa instrução.

27. A Escritura diz que a fé é o fundamento do que se espera, e ela chama reprovados àqueles que não reconhecem que o Cristo habita em nós.

28. Assim como o pensamento se manifesta pela obras e as palavras, da mesma maneira a retribuição a vir se manifesta pelas boas ações do coração.

29. Vai de si que no coração misericordioso, será feita misericórdia. Mas o contrário chama uma resposta contrária.

30. A lei de liberdade nos ensina toda verdade. A maior parte a descobre como um conhecimento. Mas pouco a compreendem na medida de sua prática dos mandamentos.