Cristianismo Etiópico Estrela

CRISTIANISMO ETIÓPICO
Rouleaux magiques ethiopiens de Jacques Mercier

Estrela de oito pontas
O desenho central, uma face inscrita em uma estrela de oito pontas, é o motivo mais frequente e mais característico dos rolos. É também aquele que dá lugar às interpretações as mais variadas, a ler as raras inscrições e a interrogar os dabtaras1 redatores de rolos.

A estrela de oito pontas é um motivo universal no antigo mundo. Ela se reencontra mais particularmente na cultura islâmica como ornamento (portas, couro, tapete, etc.) ou talismã, e ela aí é descrita como a gravura ou o diamante do anel de Salomão. Na Etiópia onde as estrelas de cinco e seis pontas são raras, chama-se ela, às vezes, “o selo de Salomão”. Sobre os talismãs islâmicos a caixa central está em geral vazia ou ornada de alguns caracteres. Por vezes o mago aí inscreve o nome do destinatário ou do anjo da oração, sobretudo se se trata de um talismã comportando números. Mas nas obras etiópicas uma face é desenhada no centro.

A face é denominada gatsa sabe, “face de personagem”; é a face ligada à oração que acompanha o talismã, e sua presença é necessária à eficacidade do rolo. Esta face assim definida por seu lugar tem de alguma forma uma identidade tópica. Se lhe atribui também mais banalmente um sentido genérico, interpretável com ajuda da oração que o acompanha: face de Deus, de anjo, de demônio, de homem, etc., cercada de quatro servidores, carcereiros, doentes…

As oito pontas indicam as quatro direções segundo as quais o talismã protege: “Aquele que veio ao Oriente, que permaneça no Oriente”, etc. Relacionados à face central, ela disto são a irradiação luminosa ou as asas que lhe servem a se mover segundo estas direções.

Um dabtara dizia que cada uma destas oito asas era um anjo servidor da face central. ele se referia assim implicitamente a esta passagem dos Apócrifos clementinos (qalementos): “A família dos anjos é numerosa. Seu aspecto não é um. Com efeito há os que têm muitos olhos; há os que são inteiramente olhos; há os que são inteiramente um brilho de luz e superam a luz do sol; há os têm uma face semelhante à face humana; há os que têm duas asas; há os que são inteiramente uma asa”. Assim, em um tal desenho, olhos, face e asas podem ser anjos.

Enfim, este desenho é interpretado como significando a cruz do Cristo, a face do Salvador estando inscrita no centro. Por conseguinte, tal motivo constitui às vezes a parte superior de uma cruz sobre os rolos.

NOTAS


  1. Clérigo não ordenado padre e que seguiu longos estudos de canto, de poesia e de literatura; praticante também da medicina tradicional sob seus aspectos mais variados