LOGIA — A CANDEIA ACESA (Mt 5, 14-16; Mc IV, 21-23; Lc VIII, 16)
VIDE: Candeia do Corpo
EVANGELHO DE JESUS: Mt 5:14-16; Mc 4:21-23; Lc 8:16
!
Citações dos Padres — nosso site francês
Orígenes: TRATADO DOS PRINCÍPIOS))
Además nuestro Señor, que es la verdad, comparó el poder de su propio advenimiento glorioso al relámpago con las palabras: “Porque como el relámpago que sale del e oriente y se muestra hasta el occidente, así será también la venida del Hijo del Hombre” (Mt 24,27). Y no obstante, El lo compara con el relámpago, y dice que cae del cielo, para mostrar que durante un tiempo había estado en el cielo y había tenido un lugar entre los santos, disfrutando de una parte de aquella luz en la que todos los santos participan, por la que ellos son hechos ángeles de luz, y por la que los apóstoles son llamados por el Señor la luz del mundo.
Taciano:1: A ESCADA CELESTE
A vanglória impura nos sugere de imaginar a virtude que não temos, em nos dizendo: “Que assim vossa luz brilhe aos olhos dos homens, a fim de que eles vejam vossas boas obras” (Mt 5,16).
2
Quando diz Jesus tantas vezes que “nada há oculto que não possa ser manifestado”, o que pretende é transmitir uma mensagem de esperança para todos aqueles que buscam “levantar” em seu interior ao Filho do Homem (vide Nascer do Alto) em uma verdadeira ressurreição da Vida enterrada (vide ((anastasis). “Então — diz sabereis que Eu Sou”.
LOGION 68
O que pretende Jesus — ele, que é a luz — é que todos os homens que venham a este mundo compreendam que cada um, cada homem, é a luz do mundo. Assim o anunciou: “Vós sois a luz do mundo”; mas ocorre que aqueles só olham a aparência, a casca do mundo, não veem a luz, a realidade, e a negam. Em seu olhar ignorante, superficial, toma por luz verdadeira ps fogos fátuos.
LOGION 84
O profeta Isaías disse: “Todos vós sois filhos da luz” (Is 5,5), e o evangelho confirma essa filiação quando assegura: “Vós sois a luz do mundo”, coisa que Cristo havia afirmado também de si mesmo. Jesus incita a cada homem a que manifeste a lâmpada luzente que há nele, a luz do Filho circunscrita em cada homem, isto é, dividida em imagens da luz, imortais mas ainda não-manifestadas, pois, como diz: “Nada há oculto que não seja para ser manifestado” (Mc 4,22).
“Ninguém acende uma lâmpada e a põe em lugar oculto ou debaixo do alqueire, mas sobre um candelabro (ha-menorá), para que os que entrem vejam a luz”, escreve Lucas 11,33. O candelabro representa, na visão de Zacarias 4,1-6, os sete olhos de Deus, os sete planetas que se contam junto ao sol.
Frithjof Schuon: El esoterismo como principio y como vía
O paradoxo do esoterismo é que, por um lado, “ninguém acende a candeia e a coloca debaixo do alqueire” e, por outro, “não se deve dar aos cães o que é sagrado”; entre as duas imagens situa-se a “luz que brilha nas trevas, mas que as trevas não compreenderam”. Existem aí flutuações que ninguém pode evitar e é o que se paga pela contingência. I COMPRENDER EL ESOTERISMO
-
XXV 1. Vosotros sois la luz del mundo. / 2. Y la ciudad que está sobre el monte no se puede esconder. / 3. Ni se encienda una lámpara para ponerla bajo el almud, sino sobre el candelero, para que alumbre a todos los de la casa. / 4. Ilumine así vuestra luz a los hombres, para que vean vuestras buenas obras, y glorifiquen a nuestro Padre, que está en los cielos.
Jerônimo: CANDEIA ACESA
Francisco de Sales: CARTA ABERTA
Con jubilo de toda la tierra se ha edificado el monte de Sión, la ciudad del gran rey (Ps 47,2-3). “Es la ciudad -dice San Agustin- puesta sobre la montana, que no puede esconderse. Ésta es la luz que no puede ocultarse ni ser puesta debajo de un celemin; es la concida a todos, famosa para todos”, ya que sigue: Con jubilo de toda la tierra se ha edificado el monte de Sion.. Y de hecho, Nuestro Senor, que decia que nadie enciende una lampara para ocultarla debajo del celemin (Mt 5,15), ¿como habria de poner tantas luces en Su Iglesia para después ir a esconderlas en un lugar desconocido? Prosigue San Agustin: “Éste es el monte que cubre la universal faz de la tierra, esta es la ciudad de la cual se dijo: No se puede encubrir una ciudad edificada sobre un monte.Antonio Orbe: Parábolas Evangélicas em São Irineu
Como Sal da Terra serviu para designar gnosticamente aos espirituais (pneumatikos). São Irineu emprega uma vez para caracteriza à Igreja dos gentios.Luminaria in mundo e lumen mundi equivalem. São os crentes cristãos vindos da gentilidade e incorporados pela fé à famílias (filhos) de Abraão. Não os Apóstolos, sinão os simples fiéis, multiplicados como “estrelas do céu”, verdadeiros filhos adotivos de Abraão. Em oposição aos judeus incrédulos, que não pertencem à semente de bendição do patriarca.
Na locução luz do mundo, cosmos denota o mundo gentio, estranho — até à fé em Cristo — à família de Abraão. Diz-se “luz vinda do mundo” pela origem tenebrosa de que foram subtraídos os crentes, à semelhança de seu pai.
A ideia adquire vigor singular e, paráfrase de Jo 3,18-21.
Os anteriores pagãos e trevas, com a luz que os vêm — mediante a fé — da Luz-Cristo, fazem-se também luz. Luz vinda, sacada por Cristo, das trevas do paganismo. Luz no Senhor.
Roberto Pla: Evangelho de Tomé — LOGION 33; LOGION 5 ↩