Brunn (VME:42-43) – Homem Nobre ou Alma Nobre

Mas tome nota e preste atenção! Se o ser humano ainda fosse virgem, não produziria nenhum fruto. Para ele ser frutífero, ele deve ser uma mulher.


Beguinas

Ah! tens muito que fazer se queres viver a Humanidade e a Divindade, alcançando aquela plenitude que convém à tua nobreza, como Deus te ama e te reclama. Estabeleça-se com sabedoria e força, como (um cavaleiro) sem medo, em tudo o que é seu, naquele modo de vida que se torna você, de acordo com sua nobreza e liberdade… (por natureza) nobre e perfeito. Mas entendam bem o que isso significa: mantenham-se unidos, não se intrometam em nenhum trabalho, bom ou mau, alto ou baixo; deixe que as coisas sigam seu curso e permaneçam livres para o único exercício (de união) com seu Amado e para satisfazer as almas que você ama em Amor.
Hadewijch, Carta 18, p. 145-146

É privilégio das almas nobres e puras perseverar nisto,
não admitir qualquer diferença.

A nobre clareza se manifesta como quer:
não há nenhum ponto aqui em pesquisa, intenção ou razão:

estas são coisas que devem ser banidas para habitar em silêncio nu,
puro e sem querer: é assim que se recebe

a nobreza que a linguagem humana não pode expressar,
e aquele conhecimento que sempre brota novo de sua fonte ininterrupta.

Sim ! sempre nova, ó nobre inteligência, esta Fonte é sua
em que você é aniquilado e cativo de seu desejo.
Hadewijch II, Mgd. 18, pág. 140

Esta Alma tem toda a sua franqueza, cada um dos seus aposentos tem a sua planície pintada. Se ela quiser, ela não responde a ninguém que não seja de sua linhagem. Pois um cavalheiro não se dignaria a responder a um vilão que o chama ou o chama para um campo de batalha. É por isso que quem chama essa Alma não a encontra: seus inimigos não têm resposta dela.
M. Porete, Espelho, cap. 85, pág. 174 (CCCM LXIX, p. 240-242)

Eckhart