Arcanjo Miguel

Já falamos do Arcanjo Miguel cujo nome secreto é Metatron. Um e outro nome são por vezes aplicados ao Cristo ele mesmo que, Ele também, é designado no Evangelho como um pequenino. O Arcanjo Miguel é também chamado na-ar, Servidor de Deus, aquele que executa as ordens de Deus. Na sua manifestação ele é um jovem homem. Junto ao Trono de Deus em Kether, a Coroa, é chamado Ancião. Isto simboliza o que dissemos: o infinitamente pequeno é idêntico ao infinitamente grande. Metatron é ainda associado estreitamente à Shekinah como sendo a Presença da Glória de Deus. “O que Miguel faz sobre o plano macrocósmico”, pois é ele que introduz os seres na Glória de Deus, ps anjos guardiões o fazem de um ponto de vista microcósmico”.
*A Balança está ligada aos dois aspectos, o da introdução na Glória: o “Pesador de almas”; e aquele de Princípio enquanto a Balança significa as três claridades do alto, Kether, a Coroa, Hokmah, A Sabedoria, e a Inteligência, Binah; e Tudo está suspenso no equilíbrio desta Balança.

Que a festa dos Anjos Guardiões (2 de outubro) seja próxima da Festa do Arcanjo Miguel (29 de setembro) não um acidente. Como é dito por um Rabi: “Miguel Metatron Na-ar ocupa bem em cada um um lugar central a título de reflexo, no meio do espelho da alma individual, do mais alto grau da existência angélica e portanto do Verbo ele mesmo”. É “este meio do espelho da alma” individual que é idêntico àquele do mais alto grau da existência angélica; é por identificação desde dois meios não formando senão um só centro, que podemos apreender o estado angélico do homem primordial. Os anjos guardiões, como Miguel, são os portadores da Glória de Deus, unindo estreitamente a alma a esta Glória divina. [Nicolas Boon, NBCE]