Nicodemos Hagiorita

PHILOKALIA-AUTORES — NICODEMOS O HAGIORITA

O monge Nicodemos o Hagiorita (1749-1809), quase desconhecido para os cristãos do Ocidente, é venerado pelos Ortodoxos. Viveu no final do Império Otomano, que desde o século XV reuniu sob seu domínio muitas comunidades ortodoxas. A lembrança da grandeza de Bizâncio era o que ainda restava para alguns poucos cristãos ortodoxos que tinham acesso à instrução sob o julgo turco.

Na busca de uma inspiração e renovação guiou Nicodemos, o monge da Santa Montanha de Athos. De conhecimento enciclopédico, mantinha sua cultura atrelada a fé ortodoxa, e buscava na tradição dos Padres dos séculos passados a contribuição que queria oferecer para esta renovação. Deste imenso esforço nasceu a Philokalia, a coleção de cinco volumes em língua grega, reunindo uma seleção de escritos ascéticos e de práticas de meditação, oração e disciplina.

Acreditando firmemente no poder da educação para a reforma e renovação da Ortodoxia, Nicodemos escreveu muitos trabalhos, alguns nunca publicados, entre os quais se destacam as hagiografias, a coletânea de ditos dos Padres (Evergetinos), obras de exegese e teológicas, e as edições das obras de Simeão o Novo Teólogo e de Gregório Palamas. Reescreveu na “linguagem ortodoxa” obras importantes da cristandade ocidental, como O COMBATE INVISÍVEL DE LORENZO SCUPOLI e os EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE INÁCIO DE LOYOLA.

Escritos na Internet: