Jo 1,4

PRÓLOGO DE JOÃO — DE TODO SER, ELE É VIDA

VIDE: VIRSÍCULOS 4-9

De todo ser, Ele é vida. A vida é a Luz dos homens.
!
Erígena: O QUE NELE FOI FEITO; TODAS AS COISAS; A LUZ DOS SERES HUMANOS

Jean-Yves Leloup: EVANGELHO DE JOÃO

Dois termos novos aparecem aqui: « zoe = a vida, « phos = a luz.

O Logos é a Vida, o Vivente de todo ser; este Vivente é Luz. Mas o que é a Vida?

De novo São João nos mantém na proximidade da origem. Nos conduz ao essencial. Seguir o Logos, é escutar e aderir ao movimento mesmo da Vida em nós. Ser cristão é se tornar mais e mais vivente, Um com a Vida.

O Logos não é estranho, Ele « está mais próximo de nós que nossa jugular ». Ele é o Vivente de nossas vidas. A Vida, assim como a Luz, assim como o Amor, não é propriedade de nenhuma raça, de nenhuma seita, de nenhuma religião. Um descrente cheio de vida, de amor e de luz é sem dúvida mais próximo do Logos, mais « cristão » que um crente que desespera da vida, que duvida do poder do amor que nele está e que não busca mais a luz.

O Logos é a Vida; todo ser vivente é « morada de Deus », tudo o que vive e respira « é adorável ».

A vida é sagrada; não é uma palavra vã; é o reconhecimento do Logos que anima toda coisa. Se perdoamos este conhecimento, o mundo se torna profano, quer dizer « profanado », esvaziado da Presença que o habita, esvaziado de sua Luz.

Reencontrar esta gnose (reencontrar seu Espírito Santo), é ver o Logos em todos os seres (logoi que participam no Único Logos, dizem os Padres) e é fazer a experiência da Transfiguração, como o fez o Peregrino Russo, quando invocava no Espírito Santo, do fundo do coração, o Nome do Logos encarnado.