Jo 1,11

PRÓLOGO DE JOÃO — ELE VEM AOS SEUS…

Ele vem aos seus, os seus não o recebem.
!
Erígena: O SEU PRÓPRIO

F.M. Braun: JEAN LE THÉOLOGIEN

O que dizer da vinda do Logos eis ta idia? Não há unanimidade sobre a significação da palavra. Tomada literalmente significa a « propriedade » , « o que é próprio » (domínio ou morada) onde se está no lar; os idioi são aqueles que se alojam sob o mesmo teto. Vários autores opinam pelo mundo, do que foi questão Jo I,10. Mas se João quisesse dizer em Jo I,10 que o Logos estava em seu lar no mundo, porque teria redito neste versículo 11?

Jean-Yves Leloup: EVANGELHO DE JOÃO

Onde o Logos está « entre os seus », « no próprio » (literal na versão grega, idia) Qual é esta morada cuja porta lhe é fechada?

Pensou-se frequentemente que se tratava, do povo judeu e da Terra de Israel. O Logos não estava com efeito « no próprio » nas palavras da Torá e no ensinamento dos sábios e dos profetas de Israel? A informação criadora que fala através dos elementos do Cosmos, mas também através da boca dos inspirados, não foi recolhida nos livros santos?

O povo judeu era portanto um povo privilegiado, portador dos « sperma theou », das palavras divinas, e parecia “normal” que o Logos se encarnasse neste povo particularmente no sentido da história.

Para João pareceria que o povo judeu não tinha reconhecido o Logos em sua forma corporal. « Eles sondam as Escrituras, mas eles não querem vir a mim para ter a Vida…».

O que Jesus parece reprovar aos fariseus, aos Perouschim, grandes conhecedores da lei, é de não encarnar em suas práticas o que leem, meditam e oram em sues livros. Eles conhecem o Logos. Eles o receberam de certa maneira em suas inteligências, e o transmitem em seus ensinamentos, mas não recebem em sua carne (encarnação), seus atos e seus comportamentos.

O Logos se encarna sempre tão dificilmente! A inteligência humana pode se fechar e não receber a Inteligência Criadora; um paradoxo no seio da inteligência. Certamente um equívoco de separação, onde não há separação!