Glosa do Pai-Nosso

Pai Nosso — Gheraert Appelmans
Glosa do Pater Noster: Considerações Finais
Agora demando ainda se um homem pode aqui em baixo chegar a um estado onde pode ser desapegado do «Pai Nosso» de toda maneira. E disse: não. E o confirmo por (o exemplo) de Maria que no corpo de sua mãe fosse liberada do mal do pecado original e que fosse confirmada pelo Espírito Santo, de tal sorte que não poderia contrair nenhum pecado nela. E ela não estava desprendida (do Pai Nosso) de toda maneira, assim como os Apóstolos.

Que compreender na oração de Maria? Uma verdadeira humildade do coração e do espírito, de tal sorte que ela não se arrojava todas as maravilhas que Deus tinha cumprido nelas, nada além que o mais pobre pecador da terra, pois ela tinha um conhecimento puro do Verbo eterno mais que qualquer criatura no mundo.

Para que adoremos Deus o Pai e o oremos como seu Filho conhece e ama o Pai para sua honra e nossa salvação, que Ele nos aí ajuda por sua misericórdia. Amém.

Saber totalmente e conjeturar são coisas diferentes.

Saber, está no céu; conjeturar, na terra. Este discurso, o concebo como uma conjetura, e remeto e fecho o discurso e conjetura no saber imutável de Deus e a comunhão de toda sua santidade cristandade.