Bem-aventuranças
O prêmio prometido
Excertos de Agostinho de Hipona, SERMÃO DA MONTANHA
O prêmio, porém, é um só: o Reino dos Céus, que vem designado com diversos nomes, conforme os diferentes graus.
No primeiro grau, como convinha, foi expressamente nomeado o Reino dos Céus, pois é a suma e perfeita sabedoria da alma dotada de razão. Estas palavras: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”, equivalem a: “O princípio da sabedoria é o temor do Senhor” (Eclo 1,16; SI 110,10; Pr 9,10).
Aos mansos foi prometido a herança como testamento do Pai àqueles que sabem buscá-lo com piedade, conforme expressam as palavras: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
Aos que choram lhes é oferecido o consolo. Sabem eles o que perderam e em que abismo de males estiveram mergulhados. “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”
Aos que têm fome e sede, lhes é assegurada a fartura como reconforto necessário para se refazerem no meio das lutas e trabalhos em que estão empenhados, para a obtenção da salvação eterna. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”
Misericórdia receberão em recompensa os misericordiosos, pois praticam o verdadeiro e ótimo conselho de ir em ajuda dos fracos, a fim de obterem eles mesmos, o socorro de alguém mais forte. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”
Aos puros de coração pertence a faculdade de ver a Deus, pois só eles possuem o olho bastante puro com o qual podem compreender as realidades eternas. “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.”
Aos pacíficos é outorgada a semelhança com Deus, porque possuem a perfeita sabedoria e estão conformados à imagem do Criador pela regeneração do homem novo. “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.”
Ora, todas essas promessas podem ser realizadas nesta vida, como cremos que se realizou com os apóstolos.
E não há palavra alguma que possa expressar aquela transformação perfeitíssima que nos tornará semelhantes aos anjos e que nos é prometida após esta vida.