Cassiano Collatio XVI-12

CASSIANO — CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA XVI — PRIMEIRA CONFERÊNCIA DO ABADE JOSÉ SOBRE A AMIZADE

XII. Por que razão não se devem desprezar os inferiores nas conferências.

Acontece muitas vezes, seja por ilusão diabólica, seja por erro humano — não há ninguém nesta carne que não possa errar como homem — que até aquele de espírito mais penetrante e de ciência maior concebe em sua mente alguma idéia falsa, ao passo que um outro de inteligência mais lenta e de mérito menor pensa, às vezes, de modo mais certo e mais verdadeiro.

Assim sendo, não deve ninguém se convencer, cheio de vão orgulho, que pode, por mais sábio que seja, prescindir da contribuição de outro. Pois ainda que as ilusões diabólicas não lhe enganem os juízos, não escapará, contudo, dos laços ainda mais fortes da presunção e da soberba.

Quem, na verdade, poderia reivindicar para si tal independência, sem grande risco, quando o próprio “vaso de eleição”, em quem o Cristo falava, como ele mesmo o declara, assegura que subiu a Jerusalém exclusivamente para conferir com os outros apóstolos, num exame em segredo, o Evangelho que ele pregava aos pagãos, por revelação do Senhor e com a sua colaboração?

Com isto se mostra claramente que esta regra não só conserva a unanimidade e a concórdia, mas também põe a salvo de todas as ciladas do demônio e dos laços das suas ilusões.