Evagrio Logia 66-85

EVÁGRIO — CITAÇÕES DA PHILOKALIA

66. Não imagines possuir a Divindade em ti, quando oras, nem deixes tua inteligência aceitar a marca de uma forma qualquer; mantém-te como imaterial diante do Imaterial e compreenderás.

67. Fica atento às armadilhas dos adversários: acontece, enquanto oras puramente e sem perturbação, que se te apresente, de súbito, uma forma desconhecida e estranha. Ela quer levar-te à presunção de que ali localizas Deus e fazer com que vejas a Divindade no objeto quantitativo que de repente apareceu diante dos teus olhos; porém, a Divindade não tem quantidade nem figura.

68. Quando o demônio ciumento fracassa na excitação da memória durante a oração, faz violência à compleição do corpo para despertar na inteligência algum fantasma desconhecido, e, assim, dar-lhe forma. A inteligência, acostumada a permanecer em conceitos, é então facilmente subjugada; aquela que tendia à gnose imaterial e sem forma, deixa-se abusar e toma fumaça por luz.

69. Mantenha-te em guarda, guardando tua inteligência de todo conceito, na hora da oração, para que ela seja firme na sua tranquilidade própria (de sua natureza original). Então, Aquele que tem piedade dos ignorantes virá também sobre ti e receberás um dom de oração muito glorioso.

70. Não poderias possuir a oração pura, estando perturbado com coisas materiais e agitado por preocupações contínuas, pois a oração é abandono dos pensamentos.

71. Impossível correr entravado. A inteligência sujeita às paixões também não poderia ver o lugar da oração espiritual, pois ela é solicitada de todos os lados pelo pensamento apaixonado e não consegue manter-se inflexível.

80. Se oras verdadeiramente, conhecerás uma grande segurança; os anjos te escoltarão como a Daniel e te iluminarão sobre as razões dos seres.

83. A salmodia vence as paixões e acalma a intemperança do corpo; a oração faz a inteligência exercer sua atividade própria.

84. A oração é atividade que convém à dignidade da Inteligência; é a aplicação mais admirável e mais completa desta.

85. A salmodia depende da sabedoria multiforme; a oração é o prelúdio da gnose imaterial e uniforme.