Thomas Bromley — O CAMINHO DO SABÁ DE REPOUSO, OU O PROGRESSO DA ALMA NO TRABALHO DE NOVO NASCIMENTO
Escrevi este experimental Discurso do NOVO NASCIMENTO, não para os Sábios e Ricos, que pensam que viram, e desfrutaram bastante, mas para o Pobre em Espírito, que indagando o Caminho para Sião, é sensível a seus defeitos, e busca um Suprimento. Que ninguém venha com Preconceito; pois isto dará uma falsa Tintura ao Olho da Mente e prevenirá a visão da Verdade, por uma Pré-possessão que é um Erro. Se qualquer um alcançou, e desfrutou tanto, o mais do que é aqui expresso, que Deus os abençoe por sua Bondade, tanto a eles quanto a mim: se não, que os deixe não estar envergonhados de aprender e praticar mais do que já tiveram; pois, ensine um homem sábio, e ele será ainda mais sábio. Prov 9,9). E não é diminuidor da Estima, crescer em verdadeiro Conhecimento, ou Desprezo da Idade, ganhar Sabedoria daqueles que são mais jovens; porque a verdadeira Sabedoria é o Dom de Deus, que é não Preconceituoso das Pessoas, concedendo seus Dons a quem queira. Mas não pense, que tracei um Caminho para qualquer um trilhar; pois só escrevi minha própria Experiência:
E sei que pode haver uma grande Variedade nas Obras de Deus sobre as Almas, de modo que ninguém deve estar confinado a um exato Caminho; embora todos devam ser informados, que devemos transformar, e se tornar como pequeninos, e estar completamente morto com Cristo, antes de podermos ser como Anjos na Ressurreição, deleitando nossos eus na Luz e Vida da Eternidade: Portanto a Morte perfeita deveria ser visada por todos; pois nada menos pode nos adequar para a Glória: Pois, como pode qualquer Imperfeição lá entrar, onde nada há senão Perfeição? ora qualquer Coisa de Escuridão habita com ele, que é Luz, e em quem não há nenhuma Escuridão em absoluto?
Escrevi este pequeno Discurso, como crente que possa ser instrumental em livrar do engano Muitos, que estão vagueando nos Labirintos do Erro, no entanto buscando o verdadeiro Caminho; e para confirmar, fortalecer, e dirigir Outros, que estão fazendo seu Caminho através da Cruz para a Coroa da Vida. E verdadeiramente este Assunto é de grande Concernência para todos, porque todos são capazes do Novo Nascimento; e ninguém sem ele pode jamais ser feliz. Falhar neste Trabalho, é muito perigoso, porque é a Passagem para o Repouso eterno. O céu mais alto está situado nas amplas Planícies da Eternidade; no entanto o Caminho para ele é muito estreito: Na Entrada da afiada Espada da Circuncisão está posta; na Mão esquerda há um Golfo de Fogo, na Mão direita uma Água profunda; ao Final encontra-se um Querubim com a Espada flamejante. cujo Ofício é cortar as Relíquias de toda Corrupção da Alma; de modo que o menor Grão de Egoísmo ou Carne não pode entrar no Reino do Céu. O Espírito do Homem é totalmente habitado pelo Cristo: não um Joio a ser lá deixado. Seremos despidos de todas as Riquezas da Natureza corrupta, antes de poder passar através do último Portal para a Cidade. Um Espírito nu rapidamente entra; logo aquele do Cristo: Bendito são os Pobres em Espírito; pois deles é o Reino de Deus. Um Espírito de Deus vazio se preencherá: Pois Deus é Amor, e delicia-se (através de seu Filho em comunicar sua própria Plenitude a todos que podem recebê-la. A Alma não pode ser esvaziada, senão através da Regeneração; não preenchida, senão primeiramente esvaziada (vide kenosis). Partimos com Escuridão, Vaidade e Luxúria; Nós recebemos Luz, Substância e Amor. Uma completa Troca traz uma completa Felicidade. Quão poucos estão desejosos de vender tudo para Cristo! Quantas Distinções são criadas pela Razão para evitar a Cruz e a Morte do Cristo! Mas é muito perigoso tomar tais Princípio, que podem indulgenciar qualquer Parte daquilo que deve ser destruído. Pode nos fazer aquém do Céu, quando esperamos nele entrar. É muito mais seguro ser bastante estritos do que muito permissivos: Mas o Meio é o melhor; que (acredito) está aqui de certo modo claramente descoberto. Adeus