Livrai-nos do mal

Pai Nosso — Livrai-nos do mal
Misticismo Renano-Flamengo
Gheraert Appelmans: Glosa do Pater Noster
O mal é o que em nós e no espírito se opõe a Deus; ele não toca senão a nós e os anjos decadentes e não concerne Deus em nada. E o fato que Deus não seja atingido por esta oposição provém da nobreza de sua Deidade.

Notai em que isso não atinge Deus. Na mais própria propriedade de nossa natureza, não temos qualquer mal, não mais que os anjos. Se nós o tivéssemos Deus teria criado o mal e o bem, e isso não é. Pois quando Deus tinha criado todas as criaturas, ele os viu e «elas eram todas boas» e lhe agradaram.

O mal não nos atinge como um acidente que nos viria de Deus, mas nos atinge quando a tomamos sobre nós com nossa vontade própria oposta à vontade de Deus, eis porque desagrada a Deus e é o mal. Como tomamos o mal sobre nós com nossa vontade própria oposta à vontade de Deus, não podemos disso nos desfazer com nossa própria vontade oposta à vontade de Deus sem a graça de Deus.

Eis porque o Filho nos ensina a orar em nossa íntimo e a suplicar o Pai para que nos livre de tudo o que lhe desagrada em nós. Deus aí nos ajuda.

Amém.