Do mesmo modo esta argumentação vale para o estudo da Sofiologia, de análogo interesse para o conhecimento das seitas. A polivalência de Sophia é tão sugestiva como desesperante.
Segundo Orbe, os autores cristãos do século II não separavam cristologia de soteriologia, e por esta razão sua obra abarca os dois, de modo extremamente analítico, considerando assim nesta combinação: a) Na pessoa do Filho de Deus tudo se orienta para a saúde (salvação do homem); sua própria concepção e geração pelo Pai visa a salvação humana. b) Interessa analisar as perfeições pessoais divinas do Filho, antes mesmo que as humanas, para entender sua missão salvífica no mundo. c) A igualdade Cristo = Soter rebate os parâmetros habituais nos autores clássicos que discorrem sobre a igualdade Cristo (= Verbo humanado) = Soter. d) Com maior energia que entre os eclesiásticos, o salvífico chega entre os sectários até as fronteiras da Trindade e da Sofiologia.
A seguir tópicos da obra do Pe. Antonio Orbe, sobre o qual faremos páginas de resumo ou fichamento das principais ideias; recomendando, no entanto, sua leitura dada a densidade intelectual de seus escritos.
Excertos-resumos:
- CRISTO PREEXISTENTE
- CRISTO EM PROFECIA
- SÓ O FILHO PODE SALVAR
- O GRANDE LUTADOR
- REFORMADOR
- TRIUNFO DO DESTINO
- VIAGEM AO MUNDO
- GEMIDO DA CRIAÇÃO
- VINDA DE CRISTO
- ENCARNAÇÃO
- EBIONITAS
- DOCETISMO
- NASCIDO DE MARIA
- INFÂNCIA E JUVENTUDE DO SALVADOR
- HARMONIA ENTRE OS MISTÉRIOS
- BATISMO DE JESUS
- EFICÁCIA DO BATISMO DE ESPÍRITO
- TENTAÇÕES DE JESUS
- MILAGRES DE JESUS
- PURIFICAÇÃO DO TEMPLO
- A TRANSFIGURAÇÃO
- O CORDEIRO DE DEUS
- GETSÊMANI
- O ABANDONO DE JESUS
- A PAIXÃO
- A CRUZ
- EFUSÃO DE SANGUE
- O SUMO SACERDOTE
- A MORTE
- A REDENÇÃO
- ENTRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO
- RESSURREIÇÃO E VIDA GLORIOSA
- A ASCENSÃO
- ASCENSÃO E REINCORPORAÇÕES
- A PORTA DO CÉU