Escolas Gnósticas — Grupos gnósticas
Segundo Madeleine Scopello, Simão Samaritano, Basilides, Valentino, Marco o Mago, fizeram adeptos e fundaram escolas. Pode-se assim falar de basilidianos, valentinianos e até de simonianos. Os heresiólogos mencionam também seitas cuja denominação vem não de um nome de um mestre mas de um personagem ou entidade que, segundo eles, a seita em questão venerava. Assim eles mencionam: cainitas, que se inspiraram em Caim; ofitas, que adoravam a serpente; setianos, que seguiam Seth; barbelos, que veneravam Barbelo, etc. Epifânio chegava enumerar 80 heresias gnósticas.
Pode-se considerar que estes nomes são fruto da imaginação dos Padres, não correspondendo a seitas históricas, já que a meta destes era excluir os gnósticos da comunidade da Igreja, rechaçando-os até as fronteiras do cristianismo. A denominação estranha, para aqueles que se consideravam cristãos, embora gnósticos, era um passo importante nesta exclusão.
O passo seguinte era multiplicar o número de seitas e nomes, além de demonstrar a imensa confusão de suas doutrinas, face a verdade única do cristianismo, falseando o justo caminho da salvação, unicamente possível através da Igreja.
*BARBELOGNÓSTICOS
*CAINITAS
*NAASSENOS
*OFITAS
*PERATAS
*SETIANOS